São Paulo, domingo, 13 de março de 1994
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Salão de Genebra agita mercado mundial

RICARDO CARVALHO COUTO
ENVIADO ESPECIAL A GENEBRA

Os novos BMW hatch, série 7 e os Omega são as grandes atrações do 64º Salão Internacional do Automóvel de Genebra, que abriu suas portas quinta-feira passada e se encerra no próximo dia 20.
Com o hatch, a fábrica alemã BMW entra de vez na faixa dos carros compactos, a preço mais acessível. O modelo chega em abril, na Alemanha. O 316i tem acabamento menos sofisticado que os demais BMW. A previsão é de que custe entre US$ 32 mil e US$ 38 mil no Brasil. Os "top" da série 7 ganham novo desenho.
A Opel apresentou os novos Omega (linha 95), que começam a ser vendidos em abril na Alemanha, em lançamento mundial. O carro foi totalmente reestilizado, inclusive na parte interna. O novo projeto deixou o carro com estilo ainda mais arredondado, com grade e faróis afilados. Porta-malas e tampa traseira (na perua) têm linhas curvas e limpas.
A Peugeot apresentou o 306 Cabriolet, derivado do sedã lançado ano passado, assinado por Pininfarina e com inédito sistema de rebaixamento da capota. O carro deve chegar ao Brasil ainda este ano. Peugeot, Fiat e Citroen fazem o lançamento de suas novas vans baseadas em projeto comum: Ulisse, para a Fiat; 806, para a Peugeot; e Evasion, para a Citroen.
A Renault mostrou o Laguna, novo sedã compacto. A grande atração da Volkswagen é o Fusca do futuro (projeto Concept 1 desenvolvido na Califórnia e apresentado este ano nos EUA). Com versão conversível, pode entrar em produção brevemente no México.
A Fiat traz o seu novo Coupé (esportivo, recém-apresentado, com design de Pininfarina). Com motor de 1.995 cc (195 cv), 16 válvulas e turbo, o carro faz de 0 a 100 km/h em 7,5 segundos e alcança 255 km/h. A montadora expõe o Tipo 2.0 de 16 válvulas (142 cv), que virá ao Brasil.
A Porsche lança a versão Cabriolet do novo 911 Carrera. A Bentley inova ao apresentar o Concept Java, um esportivo de quatro lugares com a grade tradicional reestilizada, faróis afilados, linhas arredondadas e modernas. O ultra-sofisticado conversível tem motor Cosworth V-8 de 32 válvulas, biturbo, de 3,5 litros. Possui capota em fibra de carbono removível e carroceria em alumínio.
As montadoras orientais fizeram alguns lançamentos para a Europa (a maioria mostrada no Salão de Tóquio), quase todos na linha de esportivos. A Nissan expõe o 200 SX, cupê turbo de 200 hp; a Subaru traz a versão esportiva, GT Turbo, do Impreza. A marca mostra a versão reestilizada do Subaru Legacy (sedã e perua), com motores de 2,0 litros e 2,2 litros. A Toyota estréia o Celica GT na Europa.
A Suzuki foi a única a mostrar novidade na faixa de carros pequenos, com o míni Alto, de 1.000 cc e 53 cv de potência.

O jornalista Ricardo Carvalho Couto viajou a Genebra a convite da Automobiles Peugeot.

Texto Anterior: ZX-9R chega ao Brasil, EUA e Europa
Próximo Texto: Uno Turbo e Mille ELX tentam deter Corsa
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.