São Paulo, segunda-feira, 14 de março de 1994
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Pesquisa revela indecisão de eleitores

JOÃO BATISTA NATALI
DA REPORTAGEM LOCAL

Pesquisa do Datafolha em dez estados e no Distrito Federal revela que, ao menos nas respostas espontâneas, está em aberto o quadro para a renovação de dois terços das cadeiras do Senado. Pedro Simon (PMDB), no Rio Grande do Sul -que, de resto, não é candidato porque tem pela frente cinco anos de mandato de senador- foi o nome mais lembrado, e mesmo assim com apenas 7% das intenções.
Os 10.794 eleitores não foram interrogados, desta vez, com base num cartão com os nomes dos virtuais concorrentes. A menção espontânea vale mais como um meio de mensurar prestígio político. Dois outros dados: 1 - a maioria esmagadora se declara indecisa, como os 81% dos entrevistados em Minas, 70% em São Paulo e 68% no Distrito Federal; 2 - afirmam, desde já, que votarão em branco ou anularão o voto 16% dos paulistas, 10% dos catarinenses, 11% dos mineiros e 6% dos gaúchos.
Vejamos. Em São Paulo, Mário Covas (PSDB) e Eduardo Suplicy (PT), ambos não-candidatos ao Senado, aparecem em primeiro lugar com 4% e Fernando Henrique Cardoso (PSDB) em segundo com 2%. No Rio, Moreira Franco (PMDB), Jorge Bittar (PT) e Darcy Ribeiro (PDT) têm em torno de 1% cada.
Em Minas, o único nome que atingiu 1% foi o de Ronan Tito (PMDB). Na Bahia, ACM encabeça a lista das menções espontâneas (5%), seguido por Waldir Pires e Jutahy Magalhães Jr., ambos do PSDB. Em Santa Catarina, Esperidião Amin (PPR), com ainda cinco anos de mandato de senador, tem 3% e o governador Vilson Kleinubing (PFL) tem 2%. No Rio Grande do Sul, além de Simon, aparecem embolados com 2% Antonio Britto (PMDB), Alceu Collares (PDT) e José Fogaça (PMDB).
Roberto Magalhães (5%) e Marco Maciel (4%) são lembrados em Pernambuco, Ciro Gomes e Mário Mamede (2% cada) no Ceará, Marilu Guimarães (2%) no Mato Grosso do Sul e, no DF, sete lideranças locais empatam com com a cifra simbólica de 1% das intenções de voto. São elas Joaquim Roriz, Lauro Campos, Maurício Corrêa, Maria de Lourdes Abadia, Paulo Otávio, Sigmaringa Seixas e Valmir Campelo

Texto Anterior: Governadores aceitam aliança
Próximo Texto: Quércia bate Fleury por 51 a 10 entre prefeitos do PMDB paulista
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.