São Paulo, segunda-feira, 14 de março de 1994
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Engenheiro percebeu médico serrar sua perna

Ele ficou acordado durante as três horas da cirurgia

ESPECIAL PARA A FOLHA

Muitas pessoas temem a anestesia geral, mas têm mais medo ainda de passar toda a cirurgia acordados, assistindo ou pelo menos ouvindo tudo que acontece. Não foi o que pensou o engenheiro Euclydes Cavallari, 65.
O professor da Escola de Engenharia Mauá precisou colocar uma prótese de quadril há dois anos. Por ser alérgico a várias drogas, passou todo o tempo da operação acordado.
"Fizeram uma anestesia peridural e eu não senti dor, mas passei as três horas conversando com o anestesista", conta.
"Achei muito engraçado. O cirurgião era muito brincalhão e falava que não lembrava qual a perna que ia ser operada". Mesmo quando ouviu o osso sendo serrado, não ficou impressionado. "Comecei a ver uma poeira branca no ar e o anestesista me contou que era do meu osso".
Mesmo calmo, achou que foi bom ter um lençol impedindo sua visão. "Ficar olhando para quê? Ainda mais que sendo engenheiro civil eu era capaz de querer dar palpite sobre o ângulo em que deveria estar a serra", brinca.

Texto Anterior: Medo de anestesia é exagerado, diz pesquisa
Próximo Texto: Psicóloga vê dificuldades da mãe que trabalha
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.