São Paulo, segunda-feira, 14 de março de 1994 |
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Lançamentos de produtos atinge o recorde em 1993
NELSON BLECHER
Foram lançados 1.855 produtos nas áreas de bebidas, alimentos, toalete e limpeza –a mais expressiva marca desde 1989, ano em que a consultoria Indicator iniciou este levantamento. O número de lançamentos foi 48% superior ao de 1992, com destaque para o setor de bebidas, que cresceu 72%. Mas o maior número de lançamentos concentrou-se no setor de alimentos (964), com acréscimo de 44% em relação ao ano anterior. Trata-se de um número ainda modesto se comparado ao do mercado norte-americano onde de 6.000 a 7.000 novos produtos são lançados nessas áreas a cada ano. Para Eduardo Schubert, diretor da Indicator, o clima recessivo gera natural acirramento da concorrência nas gôndolas do varejo, obrigando as empresas tanto a atualizar quanto a segmentar suas linhas em busca de nichos de mercado. A ausência de planos econômicos com tabelamento de preços, a redução de IPI para algumas categorias (por exemplo, cosméticos) e a abertura às importações, desde 1990, são outros fatores que, de acordo com a Indicator, vem influenciando a estatística. Cerca de 13% dos novos produtos disponíveis no varejo em 1993 são estrangeiros. É curioso notar que, em relação ao 1992, houve declínio de participação dos produtos procedentes dos EUA (de 47% para 37%) e da Argentina (de 9% para 5%), enquanto cresceu a dos europeus (de 37% para 48%) e de outros países (de 7% para 10%). Pelo segundo ano consecutivo, a Avon lidera o ranking das empresas que mais lançaram produtos (75), seguida pela Gessy Lever (58), que em 1992 ocupava a terceira posição. Paulo Volterrini, diretor de marketing, informa que a empresa investe US$ 6 milhões anuais, em média, para apoiar os novos lançamentos e mantém 150 itens em linha. A estratégia visa manter atrativa a mala direta (tiragem de 1,3 milhão de exemplares), que a companhia edita a cada 19 dias. Os campeões de faturamento da Avon, no ano passado, foram desodorantes (US$ 45 milhões), batons (US$ 25 milhões) e o rejuvenescedor Renew (US$ 16,5 milhões), que vendeu 550 mil unidades no curso de uma campanha publicitária que consumiu verba de US$ 3 milhões. Uma das novidades neste ano será o lançamento, no segundo semestre, de uma linha de cuidados para a pele. Entre as categorias de produtos listadas pela Indicator, a de bolachas e biscoitos sobressaiu com o maior número de lançamentos em 1993 (foram 76 novos produtos, em comparação aos 54 do ano anterior). "Trata-se de um setor pouco concentrado. O mercado tradicional de biscoitos é de 'comodities', com a concorrência baseada em preço. Mas isso está mudando e começaram a ocorrer lançamentos de produtos e embalagens mais sofisticadas, a exemplo do Trigg, da Nabisco", diz Schubert. Também no setor de chocolates e bombons, disputado pela Nestlé, Lacta e Garoto, houve evolução, de 47 para 65 produtos em 1993. Texto Anterior: Como ganhar um Leão de Ouro Próximo Texto: Perdigão muda linha de campanhas Índice |
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