São Paulo, segunda-feira, 14 de março de 1994
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Uma franquia para se enquadrar

MARCELO CHERTO; MARCUS RIZZO

MARCELO CHERTO e MARCUS RIZZO
Hoje vamos falar a respeito das franquias da FastFrame, especializada na venda e montagem de molduras, no ato, em no máximo 15 minutos (se o cliente estiver disposto a ficar aguardando).
A idéia é não só oferecer ao freguês um serviço rápido, mas também aproveitar sua espera para lhe dar um verdadeiro "malho" de venda (no bom sentido) dos quadros, pôsters e outros itens que as lojas também comercializam. Esses artigos ficam expostos de maneira atraente, em displays criados especialmente para estimular as compras de impulso. A empresa nasceu na Inglaterra e hoje tem mais de 300 franquias espalhadas por diversos países europeus e também na Austrália, Japão, México e EUA.
No fundo, o que a FastFrame fez foi "passar a limpo" a tradicional lojinha/oficina de moldureiro, agregando-lhe um visual mais limpo e atual, além de técnicas mais avançadas de marketing e sistemas eficientes de operação e gestão de loja.
Como vantagens para o franqueado, a empresa aponta: bom retorno sobre o investimento, horário de trabalho não tão sacrificado como o de uma operação de fast-food ou algo do gênero, que precisa funcionar aos domingos e feriados, até altas horas da noite ou da madrugada, ambiente de trabalho agradável, entrada constante de caixa, com vendas essencialmente à vista, baixa sazonalidade e o fato de o negócio de venda de molduras e quadros ser pouco sujeito a modismos.
Aos que conseguem passar por seu rígido processo de seleção de franqueadores, a FastFrame oferece: 1) apoio na definição e análise de viabilidade do ponto onde o franqueado instalará sua loja; 2) assistência na negociação desse ponto, para evitar que o franqueado acabe assumindo compromissos que possam sacrificar demais sua margem de lucro; 3) auxílio na obtenção das licenças necessárias para a reforma da loja; 4) projeto arquitetônico e apoio na reforma propriamente dita; 5) treinamento, para o próprio franqueado e para seus funcionários; 6) comunicação constante, via consultoria de campo, reuniões e convenções periódicas e newsletter da rede; 7) apoio na fase de inauguração da franquia e 8) sistema de negociações centralizadas e compras em grupo de estoques, equipamentos e insumos, para reduzir custos e melhorar condições de pagamento, garantindo aos franqueados meios para oferecer a seus clientes preços bastante competitivos, aliados a uma grande variedade de estoque.
O investimento necessário para se montar uma loja FastFrame nos EUA pode ser estimado em cerca de US$ 140 mil, dos quais no mínimo uns US$ 80 mil o franqueado precisa ter em grana, já que o resto é financiável. Para maiores informações, sugerimos entrar em contato com o presidente da FastFrames USA, John Scott, pelo fone (00-1-805) 498-4463.

MARCELO CHERTO e MARCUS RIZZO são diretores da Cherto & Rizzo Franchising e do Instituto Franchising, professores da Franchising University e da FGV, escritores e conferencistas.

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