São Paulo, segunda-feira, 14 de março de 1994
Texto Anterior | Índice

Croatas e muçulmanos chegam a acordo em Viena sobre federação

DAS AGÊNCIAS INTERNACIONAIS

O governo bósnio (muçulmano) e os croatas da Bósnia acertaram ontem em Viena (Áustria) a formação de uma federação na Bósnia. O acordo foi saudado por ambas as partes como um importante passo para a paz na Bósnia. O documento será assinado em Washington esta semana. Os EUA disseram que o próximo passo será fazer acordo com os sérvios.
Ontem, aviões militares AC-130 Spectre da Otan sobrevoaram posições dos sérvios na região de Bihac (noroeste da Bósnia), mas não chegaram a atacar. Em Maglaj (norte), observadores da ONU enfrentaram a artilharia sérvia e conseguiram entrar na cidade sitiada pela primeira vez em cinco meses.
Os aviões da Otan foram acionados pelo comando das forças de paz da ONU depois que os "capacetes azuis" franceses na região sofreram três dias de ataques por parte dos sérvios. Bihac, uma cidade muçulmana, foi bombardeada por duas horas e meia na noite de sábado. O bombardeio sérvio foi interrompido assim que os aviões começaram a sobrevoar a região.
A Otan tem mandato da ONU para agir em defesa dos "capacetes azuis" há cerca de um ano, mas esta foi a primeira vez que aviões da aliança militar ocidental foram chamados a atacar. Em 28 de fevereiro, caças da Otan derrubaram quatro aviões sérvios que bombardeavam posições muçulmanas na Bósnia central, violando a zona de "exclusão aérea".
O premiê francês, Edouard Balladur, fez uma "visita-surpresa" ontem às tropas de seu país em Bihac. Acompanhado pelo ministro da Defesa, François Leotard, ele criticou a "lentidão" da ONU em suas reações aos ataques sérvios.

Texto Anterior: Frei descarta renúncia de Pinochet; Eleição na Colômbia começa com violência; Social-democracia vence na alemanha; Somalis disparam mísseis contra navios; EUA querem plano contra desemprego; Petroleiros se chocam no estreito de Bósforo
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.