São Paulo, terça-feira, 15 de março de 1994
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Índios bloqueiam estradas junto à fronteira com Guiana e Venezuela

MARCELO LEITE
DA REPORTAGEM LOCAL

Índios macuxis e ingaricós bloquearam ontem estradas estaduais de acesso à área indígena Raposa/Serra do Sol, em Roraima, junto à fronteira com a Guiana e a Venezuela. Segundo o Conselho Indígena de Roraima, o bloqueio visa impedir acesso a garimpos ilegais e pressionar o Ministério da Justiça para que seja assinada a portaria que demarca uma área de 1,6 milhão de hectares (equivalente à metade da área da Holanda), já delimitada pela Funai.
Segundo Ana Paula Souto Maior, 28, assessora jurídica do CIR, são dois os bloqueios, um deles próximo à aldeia do Machado e outro junto ao igarapé Grande. Um único contato por rádio tinha sido feito pelo CIR, de manhã, com os índios de Machado. Souto Maior disse ter sido informada de que a situação era tranquila e de que havia 115 índios no local.
O secretário de Segurança Pública de Roraima, Mauro Fernando de Magalhães, 59, disse que são três os bloqueios. Ele informou que 15 policiais militares foram enviados de helicóptero para a região, acompanhados de dois "observadores" da Polícia Civil e dois do Exército, mas no final da tarde ainda não tinha recebido um informe sobre a situação. Magalhães disse que a ordem é convencer os índios a levantarem o bloqueio.

Texto Anterior: Procuradoria apura compras de Quércia
Próximo Texto: Lágrimas
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.