São Paulo, terça-feira, 15 de março de 1994
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

"Walt Disney é mais ideológico"

FERNANDO ROSSETTI
DA REPORTAGEM LOCAL

Colégios assumidamente "de esquerda" também estão usando o gibi "Cidadania" da Turma da Mônica. É o caso, por exemplo, do Centro de Educação O Poço do Visconde, na Pompéia (zona oeste de São Paulo), que usa o gibi como "material enriquecedor" com crianças de 7 a 9 anos.
"Eu não vi qualquer problema", afirma sobre o texto a coordenadora pedagógica de 1ª a 4ª séries do colégio, Raquel Teixeira Dantas e Silva, 44, que começou a trabalhar há 28 anos como professora de jovens e adultos seguindo, clandestinamente, as idéias do educador Paulo Freire –pai de uma das cinco sócias do Poço.
"Com a 1ª série, estávamos preocupadas em o que, em termos de cidadania, era possível fazer imediatamente. Além do material do Maurício de Souza, usamos também o Estatuto do Menor e do Adolescente. O trabalho culminou em uma campanha do lixo no colégio, feita pelos próprios alunos", diz Raquel. Para ela, o gibi "só enriquece o material pedagógico do colégio". "Com certeza, não fez cabeças neo-liberais –e nossa intenção não é fazer cabeças, mas formar cidadãos conscientes."
Para este ano ainda não está programado o uso do gibi. "Mas os alunos pegam ele na biblioteca e levantam questões interessantes para se trabalhar", diz. "Tem gibi do Walt Disney muito mais ideológico do que este", acrescenta.

Texto Anterior: Cartilha transforma governo no lobo mau
Próximo Texto: USP cria núcleo de estudos sobre o bloco EUA, Canadá e México
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.