São Paulo, terça-feira, 15 de março de 1994
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

USP cria núcleo de estudos sobre o bloco EUA, Canadá e México

DA REPORTAGEM LOCAL

Foi inaugurado ontem na USP (Universidade de São Paulo) o Núcleo de Apoio à Pesquisa em Estudos Norte-Americanos (Napena). A idéia é desenvolver estudos interdisciplinares sobre os Estados Unidos, Canadá e México.
"Os blocos estão cada vez mais em evidência e achamos importante aprofundar as pesquisas sobre o bloco geográfico da América do Norte", afirma a coordenadora do Napena, Fernanda Wright. Professora titular da Faculdade de História e Geografia, onde leciona na pós-graduação, Wright diz que o principal tema a ser abordado no início dos trabalhos é o Nafta (Tratado Norte-Americano de Livre Comércio).
"Vamos organizar uma teleconferência em abril sobre o Nafta, com a participação simultânea dos vários países envolvidos", diz Wright. Depois, pretende-se desenvolver uma série de palestras e workshops, voltados para empresários. "Esperamos que, depois disso, os empresários entrem em contato para obter informações mais detalhadas", afirma Wright, que este ano dá um curso sobre o papel dos EUA na integração latino-americana.
O Napena já tem dez linhas de pesquisa definidas e terá o trabalhos de mais de 30 professores. Durante este mês, as linhas de pesquisa escolhidas serão debatidas por diferentes grupos de pesquisadores. Ontem compareceram à inauguração o reitor da USP, Flávio Fava de Moraes, pró-reitores e representantes de embaixadas e consulados dos EUA, México e Canadá.

Texto Anterior: "Walt Disney é mais ideológico"
Próximo Texto: Professores fazem ato contra governo Fleury; O NÚMERO; A FRASE; Conselheiros da USP escolhem vice-reitor; Três ladrões assaltam banco em João Pessoa; SENA
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.