São Paulo, quarta-feira, 16 de março de 1994
Próximo Texto | Índice

Fúria das legiões; Querem isonomia; Voz da experiência; Depois do pagamento; Flerte tucano; Espaço aberto; Solução histórica

Fúria das legiões
Os militares não gostaram nem um pouco do critério de conversão dos salários em URV utilizado pelo Judiciário, Legislativo e Ministério Público. Os três usam como data para conversão o dia 20 e não o 30, como determina a MP.

Querem isonomia
O Emfa calcula que a fórmula da conversão tendo por base o dia 20 dá ganho de 12% aos salários dos três poderes em relação ao Executivo. A metodologia foi legitimada por ata aprovada discretamente pelo STF em 10 de março.

Voz da experiência
FHC revelou a colegas de ministério que parte de sua resistência à recomposição de perdas salariais da URV se deve a um conselho pessoal dado por Sarney. O ex-presidente sugeriu não ceder e disse ter sido este seu maior erro.

Depois do pagamento
José Aníbal (PSDB-SP) acha que a MP da URV só deve ir a voto em abril. "Depois que receber o primeiro salário em URV, o cidadão entenderá que não há perda", diz. Para o deputado, isso esvaziaria possíveis pressões sindicais.

Surpresa no caminho
Depois de dizer, no café da manhã, que a inexistência de greves "para valer" comprovava o sucesso do plano, FHC topou com uma passeata contra o arrocho salarial. Mandou o carro desviar e entrou no Planalto pelos fundos.

Flerte tucano
O presidente do PSDB, Tasso Jereissati, vai conversar nos próximos dias com o senador Andrade Vieira (PTB), pré-candidato ao Planalto. Os tucanos têm interesse numa aliança com os petebistas, mas Vieira pode ser um obstáculo.

Espaço aberto
O advogado Miguel Reale Jr. diz que, ao mexer na fórmula de aplicação dos índices inflacionários, a medida provisória da URV abre brechas para recursos à Justiça. "Esse tipo de contestação afeta a credibilidade do plano", diz.

Solução histórica
A economista Maria da Conceição Tavares incentiva a equipe econômica a repetir Delfim Netto, quando ministro, no controle de preços. Diz que ele ameaçava produtores de arroz com devassa fiscal quando estes elevavam preços.

Próximo Texto: Adesão à vista; Escorregão intencional; Mote de campanha; Puxando a sardinha; Fim de feira; Vale perguntar; Apoio condicional; Mapa da corrupção; Autoria municipal; TIROTEIO
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.