São Paulo, quarta-feira, 16 de março de 1994
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Ausência de Itamar em solenidade causa constrangimento a Fleury

MÁRIO SIMAS FILHO
DA REPORTAGEM LOCAL

O presidente Itamar Franco causou um duplo constrangimento ao governador de São Paulo Luiz Antônio Fleury Filho durante a inauguração da eclusa 1 da barragem de Três Irmãos, em Pereira Barreto (625 km a Noroeste de São Paulo). O primeiro constrangimento se deu com a ausência de Itamar, pois os presidentes da Bolívia, Gonçalo Sanchez Lozada, e do Paraguai, Juan Carlos Wasmosy, estavam presentes. Itamar não deslocou nenhum ministro a São Paulo para representá-lo.
O segundo constrangimento ocorreu por volta das 12h, quando Itamar, por telefone, interrompeu a entrevista coletiva que o governador e os presidentes presentes davam à imprensa nacional e estrangeira. Em cinco minutos, ele conversou com Fleury e com os dois chefes de Estado vizinhos.
Fleury disse, após o telefonema, que o presidente estava com uma "gripe que o impossibilitou de estar presente". Em Brasília, embora, o Planalto não tenha justificado oficialmente a ausência do presidente, a assessoria de imprensa informou que Itamar não pode se deslocar para São Paulo por causa das reuniões envolvendo a tramitação da Medida Provisória da URV e as negociações para a redação da Lei Antitruste.
A Folha apurou que a ausência de Itamar era prevista com antecedência. Os funcionários da segurança e do cerimonial do Planalto não estiveram em São Paulo para preparar a visita do presidente. Normalmente, eles estudam o local da solenidade com quatro dias de antecedência.
O Palácio Bandeirantes e a Cesp (Companhia Energética de São Paulo) divulgaram que o governador reuniria os presidentes do Brasil, Argentina, Uruguai, Paraguai e Bolívia, além de vários governadores. Nenhum governador compareceu.

Texto Anterior: Congresso revisor rejeita voto facultativo
Próximo Texto: Obra só estará pronta em abril
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.