São Paulo, quarta-feira, 16 de março de 1994
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Dança para deficientes é projeto

DA AGÊNCIA FOLHA, EM SALVADOR

Logo após a sua inauguração, o hospital Sarah/Salvador vai colocar em prática dois projetos que estão sendo desenvolvidos há mais de seis meses –a dança para deficientes em cadeira de rodas e a formação de um grupo teatral de paraplégicos. Totalmente informatizado, o hospital possui também um Laboratório de Movimento, que permite a realização de exames minuciosos. Apenas 14 hospitais na Europa e Estados Unidos têm esse centro.
O laboratório estuda o movimento das articulações, a atividade elétrica do músculo e as forças que impulsionam as pernas e os pés por meio de sensores ligados ao corpo. O sistema computadorizado da sala transforma todos os movimentos do corpo em um gráfico para ser estudado.
Há três anos, o Congresso Nacional aprovou uma lei que transformou a antiga Fundação das Pioneiras Sociais –uma entidade de direito público– na Associação das Pioneiras Sociais, uma organização de direito privado sem fins lucrativos. Atualmente, toda a rede Sarah é administrada por um contrato de gestão. Por esse contrato, o governo não interfere na administração e apenas repassa o dinheiro necessário ao atendimento, manutenção e investimentos.

Texto Anterior: Salvador vai inaugurar hospital modelo
Próximo Texto: Ministro define hoje regras de convênios
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.