São Paulo, quarta-feira, 16 de março de 1994
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Motor não é adaptado

DA REPORTAGEM LOCAL

Não é necessária adaptação no motor a diesel para que ele funcione com óleo combustível de soja. Peterson quer provar que, com o novo produto, o rendimento do motor é o mesmo que com o diesel, mas com a vantagem de o combustível de soja não ser poluente.
O produto é obtido por um processo de esmagamento do grão da soja. A esse óleo é adicionado metanol. Em seguida, a mistura é fortemente emulsionada. Chega-se ao combustível com nova adição de hidróxido de sódio. O reservatório de óleo do barco armazena 800 litros.
Equipamentos eletrônicos funcionam com energia solar –painéis geram 160 watts com sol. O Sunrider tem sistema de navegação GPS (satélite) e Loran (rádio), piloto automático e Comsat (que permite comunicação via satélite com a terra). O motor principal é um Mercruiser (180 hp). O auxiliar, um Yanmar (27 hp). Se o barco virar, uma bolsa infla e recoloca-o na posição normal.

Texto Anterior: Barco movido a soja dá volta ao mundo
Próximo Texto: Cardeal foi votado para papa
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.