São Paulo, quarta-feira, 16 de março de 1994
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Programa estimula habilidades mentais

RODOLFO LUCENA
DA REPORTAGEM LOCAL

Programas educativos convencionais estão sendo usados para estimular crianças com deficiências mentais a desenvolver habilidades como atenção e concentração.
Silvia Fichmann, diretora da divisão Informática Educação da Central Line, trabalha com terapeutas e pais de crianças deficientes mostrando as possibilidades dos software.
Segundo ela, os pais de uma criança com autismo (desligamento da realidade exterior e criação mental de um mundo autônomo) vêm conseguindo bons resultados. O menino, de sete anos, já consegue se concentrar mais tempo e distingue cores. Consegue, também, segurar o mouse.
Programas de matemática, por exemplo, estimulam o trabalho com formas geométricas. Jogos de palavras cruzadas podem auxiliar na alfabetização, diz Silvia.
Também voltado para pessoas com deficiência mental, o Thinkable, da IBM, ajuda a desenvolver a memória e a capacidade de comparar formas.
Produtos para cegos
Há produtos que podem ser usados diretamente pelo deficiente, sem auxílio de terapeuta, como o ScreenReader, também da IBM. O sistema lê em voz sintetizada o que está escrito na tela, habilitando, por exemplo, um cego a trabalhar como programador. Um teclado adicional facilita a execução de comandos como voltar atrás, ou ler a última linha escrita.
A empresa Hipex distribui no Brasil um série de equipamentos da norte-americana TeleSensory voltados para deficientes visuais. Um dos produtos é o Braille 40, da linha Navigator Systems –um teclado em braile que se adapta ao teclado de micros e notebooks (veja quadro ao lado).
É possível encontrar mais opções no mercado norte-americano, como um notebook 386 com teclado em braile. É o David, da Baum (tel. 001-818 981-2253), que tem sintetizador de voz.
A Blazie Engineering, também dos EUA, oferece um pacote que inclui uma impressora em braile e um "caderno" eletrônico. O "Braille 'n Speak" é um processador de textos com corretor ortográfico, sintetizador de voz e tradutor para braile. Inclui as funções relógio, calendário e calculadora. O telefone da empresa é (001-410) 893-9333. (Rodolfo Lucena)

Texto Anterior: Crianças com paralisia cerebral usam PC
Próximo Texto: A ordem é pechinchar
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.