São Paulo, quinta-feira, 17 de março de 1994
Próximo Texto | Índice

Luxemburgo muda o Palmeiras

MARCELO DAMATO
DA REPORTAGEM LOCAL

O técnico Wanderley Luxemburgo, do Palmeiras, encerrou sua experiência com Mazinho na lateral-esquerda. Contra o Velez Sarsfield, hoje às 21h30 em Buenos Aires, o líder do Grupo 2 da Taça Libertadores da América terá Biro na posição. Mazinho volta ao meio-campo e Amaral sai do time.
O Palmeiras é líder do grupo com quatro pontos em dois jogos (2 a 0 Cruzeiro e 6 a 1 no Boca Júniors). Se vencer hoje, chegará a seis pontos e só poderá ser eliminado no saldo de gols –que é hoje de sete. O Velez está em segundo lugar, com dois empates de 1 a 1, contra os mesmos Cruzeiro e Boca. Para a segunda fase da competição, passam os três primeiros de cada um dos cinco grupos, mais o São Paulo, campeão em 1993.
Apesar da boa colocação na Libertadores, o Palmeiras vive uma má fase no Campeonato Paulista. Nos últimos dois jogos, perdeu três pontos e a chance de se distanciar na liderança. Os maus resultados são atribuídos pela equipe ao cansaço dos jogadores e a erros que o próprio Wanderley Luxemburgo admite ter cometido.
No jogo de quarta-feira, contra o Rio Branco, Luxemburgo escalou Mazinho no lugar de Roberto Carlos, contundido. Foi um desastre. Mazinho, que vinha sendo um dos melhores do Palmeiras neste ano (sua atuação contra o Boca Júniors, na semana passada, lhe valeu a convocação para a seleção), teve um rendimento sofrível. O jogador não atuava na posição desde os tempos de Vasco.
Apesar de o Rio Branco ter criado a maioria de suas jogadas em cima de Mazinho, Luxemburgo só se convenceu do erro aos 30min do segundo tempo, quando deslocou o lateral-direito Cláudio para a esquerda, o volante Amaral para a direita e fez Mazinho voltar ao meio. O Palmeiras, que já dominava o adversário, cresceu ainda mais, mas não conseguiu vencer.
A imagem que o Palmeiras leva a Buenos Aires é, entretanto, é a de um time no auge da sua forma. O Palmeiras é o campeão paulista e brasileiro. Na semana passada, goleou o Boca Júniors. Teve seis jogadores convocados para o amistoso que a seleção brasileira fará contra a Argentina e ainda conta com Rincón, um dos destaques da seleção colombiana que goleou a Argentina em Buenos Aires, pelas eliminatórias da Copa dos EUA.
Diante disso, o técnico do Velez Sarsfield, Carlos Bianchi, disse que vai jogar "com cuidado", mesmo jogando no estádio de Liniers (capacidade para 50 mil pessoas), que pertence ao próprio Boca. Bianchi disse que quer um jogo lento e de forte marcação, para não dar espaço ao Palmeiras. No Campeonato Argentino, o Velez está em segundo lugar, com 22 pontos, um atrás do River Plate, o líder. O Campeonato acaba neste fim-de-semana.

VELEZ SARSFIELD
Chilavert; Almondoz, Trotta, Sotomayor e Cardozo; Basualdo, Gómez, Campanucci e Flores; Bassedas e Asad. Técnico - Carlos Bianchi.

PALMEIRAS
Sérgio; Cláudio, Antônio Carlos, Cléber e Biro; César Sampaio, Mazinho, Rincón e Zinho; Edílson e Evair. Técnico - Wanderley Luxemburgo

Local
Estádio de Liniers, em Buenos Aires

Horário
21h30 (horário de Brasília)

Juiz
José Luís da Rosa (Uruguai)

NA TV
TV Globo, 21h30, ao vivo

Próximo Texto: Números mostram queda da equipe
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.