São Paulo, quinta-feira, 17 de março de 1994
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Time reúne experiência de 94 anos e 7 títulos

FLAVIO GOMES
DA REPORTAGEM LOCAL

Os dois somam 94 anos de vida e sete títulos mundiais nas duas principais categorias do automobilismo planetário. Nigel Mansell e Mario Andretti são as armas, já bastante conhecidas, da Newman-Haas para tentar estabelecer uma hegemonia rara na Indy.
Mario, 54, é tetracampeão da categoria (65, 66, 69 e 84) e ganhou também o Mundial de F-1 de 78, pela Lotus. Nigel, 40, levou a taça da F-1 em 92 e da Indy no ano passado.
Com um chassi Lola e motores Ford de última geração, a equipe de Carl Haas e do ator Paul Newman é a "Williams da Indy". Profissional, o time, ao lado da Penske, é o que mais se preocupa com testes e desenvolvimento de seus carros.
A aposta em Mansell no ano passado foi o pulo do gato da equipe. Desprezado pela Williams, Nigel chegou à Indy com o ímpeto de um novato. Logo na primeira corrida de 93 fez a pole e ganhou. Jamais um estreante conseguira tal façanha. Conquistou o campeonato com uma prova de antecedência e se viu na curiosa posição de piloto campeão, simultaneamente, da Indy e da F-1. Só algumas semanas depois Alain Prost ocupou o trono do outro lado do Atlântico. Feliz da vida, renovou com a equipe por mais dois anos.
Andretti disputa em 94 sua última temporada. Ele já não tem mais o gás de outros tempos e suas vitórias têm minguado. No ano passado, ganhou em Phoenix depois de quase cinco primaveras longe do degrau mais alto do pódio.
Mesmo assim, é o verdadeiro "test-driver" da Newman-Haas. A contratação de Mansell chegou a criar uma saia justa entre a dupla. Andretti não está mais disposto a trabalhar para outros. No fim do ano, jura, pára de correr.(FG)

Texto Anterior: Indy começa hoje com treinos na Austrália
Próximo Texto: McLaren revela amanhã o substituto de Senna
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.