São Paulo, quinta-feira, 17 de março de 1994
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Nossa Caixa tenta ganhar hoje título inédito no vôlei

RICARDO PERRONE; SÉRGIO KRASELIS
DA FOLHA NORDESTE

A Nossa Caixa/Recra precisa de uma vitória contra o BCN/Guarujá na quarta partida do playoff final (melhor de cinco jogos), hoje às 21h, no ginásio da Cava do Bosque, em Ribeirão Preto, para ficar com o título inédito da Liga Nacional Feminina de Vôlei. A equipe comandada pelo técnico Chico dos Santos soma duas vitórias, contra uma do BCN, que precisa vencer para forçar a quinta e última partida, que está marcada para a próxima terça-feira, no mesmo horário e local.
As jogadoras da Nossa Caixa passaram a semana tentando se recuperar da derrota sofrida para o BCN no último domingo por 3 a 0. O técnico Chico dos Santos atacou de psicólogo para levantar o ânimo de suas atletas. "Elas são profissionais e sabem que não temos tempo para ficarmos lamentando uma derrota", disse Chico.
Além de trabalhar o lado psicológico, o técnico deu atenção especial à parte tática nas seis horas diárias de treinamento. Para fortalecer a parte tática, Chico colocou as jogadoras reservas atuando como um "BCN cover", ensaiando jogadas semelhantes às usadas pelo adversário.
O objetivo do treino visou principalmente fortalecer a defesa e o bloqueio da Nossa Caixa. Chico chamou a atenção para o posicionamento que as jogadoras devem ter quando o passe for defeituoso.
A equipe de Ribeirão também mostrou nos treinos que vai ter um cuidado especial com a jogadora Ida, do BCN. "Ela fez uma grande partida no domingo e realmente merece uma atenção especial", afirmou Chico. Apesar de manter as mesmas jogadoras, a Nossa Caixa vai tentar surpreender o BCN com novas jogadas de ataque. O time está escalado com Fernanda Venturini, Ana Flávia, Estefânia, Edna, Simone e Márcia.
Já a equipe do BCN chegou ontem a Ribeirão Preto motivada pela vitória de domingo. O técnico Ênio Figueiredo enfatizou os treinamentos de recepção e saque. Com razão. Desde a fase preliminar, o passe tem sido o grande responsável pela inconstância do time, o que tem sobrecarregado a levantadora Rosa Garcia.
"Não temos outra alternativa a não ser arriscar tudo nesse jogo. Temos condições de vencer, pois conquistamos a vaga na final após duas vitórias na casa do adversário, a L'Ácqua di Fiori, de Minas. Nem mesmo a torcida contra servirá de desculpa", afirma Ênio, que arma o time com Rosa Garcia, Márcia Fu, Virna, Kika, Ida e Ana Cláudia.
Seleção
O técnico Bernardo Rezende comandou ontem no Rio mais um dia de treinos da seleção brasileira feminina de vôlei. Das nove jogadoras convocadas, apenas Filó não treinou com bola na Escola de Eucação Física do Exército, no bairro da Urca (zona sul do Rio). Para hoje, Bernardinho prevê um treino físico da equipe em uma academia de musculação na Barra da Tijuca.

Colaborou SÉRGIO KRASELIS, da Reportagem Local.

NA TV
Bandeirantes, ao vivo, às 21h.

Texto Anterior: Sopa de tamanco
Próximo Texto: Fórmula Indy começa hoje com treinos para o GP da Austrália
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.