São Paulo, quinta-feira, 17 de março de 1994
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Começa hoje Feira do Livro de Fortaleza

DENISE PEROTTI
DA AGÊNCIA FOLHA, EM FORTALEZA

A 1ª Feira Brasileira do Livro de Fortaleza (Febralivro) começa hoje no Centro de Convenções Edson Queirós. Está prevista a presença de Jorge Amado, patrono da feira. O escritor faz o lançamento com dois meses de antecedência do seu último livro "A Descoberta da América pelos Turcos", pela editora Record. A feira, que teve um investimento de US$ 400 mil, pretende reunir cerca de 80 mil pessoas até o dia 22. O presidente de Portugal, Mário Soares, deverá participar do encerramento. A entrada é gratuita. A feira acontece na av. Washington Soares, 1.141, na Água Fria.
Com 68 estandes, a feira reúne 55 empresas entre editoras, livrarias e distribuidoras. A sobrinha do escritor Jorge Amado, Janaína Amado, lança o livro "Dandara". Às 20h, o escritor e sua mulher, Zélia Gattai, deverão fazer a noite de autógrafos ao lado de José Castelo, que estará lançando "Vinicius, o Poeta da Paixão", pela Cia das Letras. Do Ceará, vão receber homenagem especial os escritores Moreira Campos e Patativa do Assaré.
O cineasta Paulo César Saraceni mostra amanhã "Cinema Novo", seguido por um fórum dos secretários estaduais de Educação. O escritor Plínio Marcos estará apresentando, também amanhã, seus livros "Teatro Maldito", "Quero: Uma Reportagem Maldita" e "A Balada de um Palhaço".
Segundo o gerente-geral da Câmara Brasileira do Livro, Hélio Carlos Dias, um dos organizadores, a feira será uma minibienal. "No que diz respeito a status e organização nós não estamos deixando nada a desejar. Só não podemos competir em termos de grandeza", afirmou.
Dias disse que por ser o primeiro grande evento fora do eixo Rio-São Paulo, ainda não há uma previsão no número de exemplares que podem vendidos. "O maior objetivo da Câmara e da Secretaria Estadual da Cultura é o incentivo das crianças à leitura", disse.
O gerente afirmou que serão organizadas atividades paralelas para as crianças, além do lançamento dos livros infantis. Um circo-escola está montado ao lado do centro de convenções. A exposição "Livro Objeto" também está incluída na abertura da feira, que vai reunir obras de artistas de vanguarda como Arnaldo Antunes, Augusto e Haroldo de Campos, Décio Pignatari e Alex Vallauri.

Texto Anterior: Drags fazem tour pelo Village
Próximo Texto: Níveis de testosterona começam a subir
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.