São Paulo, quinta-feira, 17 de março de 1994
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Desistência de Tom Jobim facilita a eleição

DA SUCURSAL DO RIO

A provável vitória de Antonio Callado na eleição hoje às 17h na Academia Brasileira de Letras (ABL) foi facilitada pela desistência do compositor Tom Jobim e do escritor Roberto Athayde, filho de Austregésilo de Athayde, que morreu em setembro do ano passado e era o ocupante da vaga em disputa.
Jobim e Athayde lançaram seus nomes como candidatos, mas recuaram quando Callado decidiu concorrer. Jobim disse que era uma forma de homenagear o amigo e Athayde desistiu reconhecendo a ampla preferência pelo escritor entre os acadêmicos.
Quatro escritores desconhecidos se inscreveram para concorrer com Callado: Gilson de Freitas, Napoleão Maia, Jeff Thomas e Gebardo Moreira Santos. Os dois mais recentes eleitos pela academia foram o empresário Roberto Marinho e o escritor João Ubaldo Ribeiro, que ainda não tomou posse.
Antonio Callado vai aguardar pelo resultado da eleição na sede da editora Nova Fronteira, em Botafogo, onde deve receber os cumprimentos, praxe para os novos acadêmicos.
Jorge Amado e Marcos Vilaça, dois fortes cabos eleitorais entre os acadêmicos, já declararam apoio a Callado, que não precisou fazer o "corpo-a-corpo" do escritor João Ubaldo Ribeiro, que concorreu com um candidato forte, o senador e editor Álvaro Pacheco e venceu por pequena margem de votos.

Texto Anterior: Callado deve ser eleito membro da ABL
Próximo Texto: Atriz de "Ham-Let" arma confusão durante a cerimônia de premiação
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.