São Paulo, quinta-feira, 17 de março de 1994
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Jornal acusa ex-premiê japonês de corrupção

DAS AGÊNCIAS INTERNACIONAIS

O ex-primeiro-ministro japonês Kiichi Miyazawa esteve envolvido no escândalo que na semana passada levou a Câmara a suspender a imunidade parlamentar de um deputado pela primeira vez desde 1967, disse ontem o jornal "Asahi Shimbun". Um assessor do ex-premiê negou as acusações.
Segundo o "Asahi", em 1992 Miyazawa pressionou a agência governamental encarregada de investigar irregularidades em empresas a não processar a construtora Kajima, uma das maiores empreiteiras do país, acusada de subornar políticos e de manipular resultados de licitações para obras públicas. O escândalo já levou à prisão pelo menos 30 executivos das seis maiores empreiteiras do Japão, dois ex-governadores de Província e dois ex-prefeitos.
Desde o dia 11 está preso o deputado Kishiro Nakamura, que foi ministro da Construção no governo Miyazawa. Os promotores que investigam o caso estudam convocar para depor o deputado Takashi Inoue, ex-diretor da Agência Nacional da Terra, que supervisiona o mercado imobiliário.

Texto Anterior: Diplomata cubano vê nova atitude nos EUA
Próximo Texto: Partidários de Clinton apóiam CPI
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.