São Paulo, quinta-feira, 17 de março de 1994
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Rio-Sul expande frota e cria novas rotas

LUÍS PEREZ
ENVIADO ESPECIAL A JOINVILLE

A Rio-Sul –empresa do grupo Varig– anunciou na semana passada, em Joinville (SC), novas rotas de transporte regional, servidas pela mais moderna versão do Boeing 737 –a série 500. A idéia é incrementar o transporte de executivos e crescer na área de turismo.
Fundada em agosto de 1976 para integrar o sistema de tranporte de passageiros e carga nas regiões Sul e Sudeste, expandiu suas operações para Brasília, Mato Grosso do Sul e Nordeste. O investimento foi de US$ 32 milhões, segundo seu presidente, Fernando Pinto, 44. As rotas cobertas pelo 737-500 ligam São Paulo a Brasília, Rio, Belo Horizonte, Curitiba, Londrina, Foz do Iguaçu, Joinville, Porto Alegre, Caxias do Sul, Navegantes, Porto Seguro e Recife.
Segundo Pinto, "a Varig apostou na Rio-Sul, amargando prejuízos por 12 anos", até que iniciou a renovação de sua frota, com a aquisição das aeronaves EMB-120 Brasília. Em 1992, entraram em operação os Fokker Propjet. No mesmo ano foram adquiridos dois jatos Boeing 737-500. O aparelho tem autonomia para 5.500 km e capacidade para 132 passageiros. A Rio-Sul adotou uma configuração de 108 assentos. No ano passado, a empresa incorporou à sua frota outros três Fokker e mais dois 737-500. As principais características da nova aeronave são pontualidade –99,8%, devido à precisão de seus equipamentos–, conforto e rapidez.
Os números da Rio-Sul são animadores. A empresa encerrou 1993 com um índice de 38%. A estimativa para 1993 é de um crescimento no faturamento de US$ 54 milhões para US$ 100 milhões.

O jornalista LUÍS PEREZ viajou a Joinville (SC) a convite da Rio-Sul.

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