São Paulo, sexta-feira, 18 de março de 1994
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Governo dos EUA só elogia

DE WASHINGTON

O governo dos EUA adotou a mesma linha do FMI em relação ao programa econômico do ministro Fernando Henrique Cardoso: apoio político, muitos elogios mas compromisso efetivo prometido apenas para quando houver evidências mais objetivas de que ele pode dar certo.
O Departamento do Tesouro divulgou nota na qual diz que os entendimentos entre Brasil e FMI refletem "os significativos passos na direção da estabilização" que o país tem tomado "nos últimos meses". Mas a emissão especial dos bônus sem juros para o Brasil oferecer como garantia do principal de sua dívida com os bancos só vai ocorrer depois de o país ter fechado um acordo com o Fundo.
Essa emissão, no entanto, pode não ser necessária, como indicaram ontem em Washington integrantes da equipe econômica do governo, que decidiram comprar os papéis usando recursos das reservas cambiais. O Brasil está com boa reserva gerada pelo superávit da balança comercial, a remuneração dessa reserva é baixa, os bônus do Tesouro dos EUA estão no mercado a bons preços e o país pode comprá-los por conta própria, inclusive porque eles são considerados um bom investimento.
As garantias que o Brasil precisa oferecer aos bancos particulares têm que ser integralizadas ao longo de dois anos. Por isso, a compra dos bônus no mercado servirá para garantir uma parte pequena dos US$ 2,8 bilhões previstos para esse fim e esperar pelo acordo com o FMI para completar o total com recursos do Fundo e do Banco Mundial e com a emissão especial do Tesouro dos EUA.
Como no caso do Fundo, o mais importante para o ministro Fernando Henrique e sua equipe foi o apoio inequívoco que receberam para o plano do governo dos EUA.
O endosso político público do Tesouro ao programa econômico faz parte de uma mudança geral da política dos EUA em relação ao Brasil, que inclui as próximas visitas ao país do vice-presidente Al Gore e do secretário do Comério Ron Brown e a resolução do litígio sobre propriedade intelectual. (CELS)

Texto Anterior: Real vem através de uma nova MP
Próximo Texto: Mercado financeiro fica tumultuado
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.