São Paulo, sexta-feira, 18 de março de 1994
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Prefeitura quer fazer mais três ciclovias

DA REPORTAGEM LOCAL

Os acidentes envolvendo ciclistas são o principal problema do Ibirapuera. Além do conflito com pedestres, há acidentes entre os ciclistas. A ciclovia "Cooper" tem 1,2km e nenhuma sinalização. Três homens da guarda municipal fiscalizam o local. O inspetor-chefe da guarda, Ralph Santini, 32, diz que faltam efetivo e educação para resolver o problema.
O Depav (Departamento de Parque e Áreas Verdes) da Secretaria Municipal do Verde e Meio Ambiente tem projeto para a construção de mais 3 ciclovias no parque. A extensão total deve ser de 6km, a um custo de US$ 100 mil cada um. O coordenador do projeto, Gunter Bantel, diz que "quando os circuitos estiverem interligados os ciclistas devem ir naturalmente para lá". O projeto ainda precisa de aprovação do Condephaat pois o parque é tombado.
O presidente da Asuapi (Associação de Usuários e Amigos do Parque Ibirapuera) Severino José Da Silva se diz contra a ciclovia. "Há uma semana uma farpa da cerca de bambu entrou na perna de um rapaz", afirma.
Bantel diz que faltam vários itens do projeto inicial da ciclovia. Além da sinalização, ele também quer a iluminação da ciclovia para uso noturno. Outro projeto, é a divisão de alamedas com vasos de flores formando uma pista só para ciclistas e outra para pedestres.
O Depav também está zoneando o parque. O trabalho, coordenado pela diretora Vera Bononi, 49, propõe soluções para o aproveitamento do espaço construído, em especial a marquise.
A Asuapi doou 10 bicicletas para a guarda municipal fazer o policiamento do parque. Para entrar em ação, a tropa de ciclistas está esperando apenas que aconteça o cerimonial de inauguração, diz Santini. A guarda usará uniformes especiais. Segundo Santini, com as bicicletas, o trabalho será mais rápido e eficiente. Ele afirma que não tem previsão para o início do trabalho dos ciclistas.

Texto Anterior: Ibirapuera é reformado e pode ganhar 'rua' 24 horas
Próximo Texto: 'Vidente' quebra pé ao pular de janela de DP
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.