São Paulo, sábado, 19 de março de 1994
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

TJM condena tenente por morte de soldados

DA REPORTAGEM LOCAL

O tenente da PM Marco Antônio Payão foi condenado ontem a 24 anos de prisão pela 1ª Auditoria do TJM (Tribunal de Justiça Militar), sob a acusação de assassinar os soldados Eduardo José Ribeiro, 26, e Marco Mayoshi Odo, 26. O crime aconteceu em 8 de outubro passado, na avenida Miguel Stéfano, na Água Funda (zona sul de São Paulo).
O julgamento começou às 10h e terminou às 18h. A decisão dos cincos juízes do Conselho Especial de Sentença foi unânime. Eles também condenaram a um ano de prisão o tenente Otávio José Gouveia por ele ter ferido levemente os soldados Paulo Roberto Ramos de Oliveira, 31, e José Cordeiro Pereira, 31. Gouveia recebeu o direito de cumprir a pena em liberdade.
Os dois foram acusados pela promotora Stella Kulhmann de terem atirado nos quatro soldados que estavam desarmados. Segundo a tese da acusação, os tenentes e os soldados estavam em uma festa de formatura da PM, quando houve uma briga entre Payão e uma das vítimas. Os quatro soldados saíram do salão de baile e foram pegar ônibus para suas casas.
Payão também deixou o salão, segundo a acusação, a fim de matá-los. O tenente Gouveia o seguiu para dissuadi-lo. Payão chegou no ponto de ônibus e começou a atirar, matando os dois policiais. Gouveia ouviu os tiros e, quando viu os soldados Pereira e Oliveira correndo, fez dois disparos. Segundo o oficial, a intenção era assustá-los. As balas acertaram, de raspão, os PMs.
A defesa dos oficiais irá recorrer da sentença.

Texto Anterior: PM é acusado de abuso sexual de menino de 11
Próximo Texto: Avião cai e mata três no interior da Bahia
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.