São Paulo, quarta-feira, 23 de março de 1994
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

França aprova salário especial para os jovens

ANDRÉ LAHÓZ MENDONÇA DE BARROS
DE PARIS

O premiê francês Edouard Balladur resolveu comprar a briga com os estudantes e sindicatos franceses e publicou ontem no Diário Oficial o decreto que institui o Contrato de Inserção Profissional (CIP). A versão final do projeto permite a contratação de jovens por 80% do salário convencional, desde que os jovens trabalhem 80% do tempo dos demais trabalhadores.
O governo vinha se dispondo a negociar, tendo modificado o CIP três vezes. Os estudantes reagiram à publicação do decreto e várias escolas entraram em greve. As manifestações continuaram a ocorrer em todo o interior da França, com novos registros de saques e enfrentamentos com policiais.
A situação tende a se agravar, uma vez que nenhuma das partes parece mostrar disposição de recuar. O governo recebeu ontem outra má notícia: empresários se declararam contrários ao CIP. O motivo é que ele obriga a empresa que contratar jovens a manter um tutor para ensinar o trabalho aos novos empregados. Com isso, dizem, aumentam os custos de contratação dos jovens.

Texto Anterior: ONU reabre aeroporto na Bósnia; Guerrilha aceita discutir usina tomada; Zamora quer alianças para segundo turno; Curdos protestam na Alemanha; Vaticano lança manual de tentações
Próximo Texto: Assessor de Clinton atrasou a previdência
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.