São Paulo, quarta-feira, 23 de março de 1994
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Droga obtém cura duradoura para câncer

CLÁUDIO CSILLAG
EDITOR-ASSISTENTE DE CIÊNCIA

Médicos dos EUA conseguiram, através de uma nova modalidade de tratamento, curar 7% de pacientes com câncer avançado de rim e 7% com câncer avançado de pele. Os resultados, obtidos através da estimulação do sistema de defesa dos pacientes, estão na edição de hoje do "Journal of the American Medical Association".
"É a primeira vez que conseguimos respostas duradouras contra esses tumores", disse à Folha Samuel Hellman, da Universidade de Chicago, que analisou a pesquisa em um editorial da revista. "Esse trabalho também é importante porque prova, pela primeira vez, que a imunoterapia é um tratamento eficaz contra tumores malignos."
Imunoterapia –trata-se de uma abordagem recente, que se baseia em estimular o sistema imunológico (de defesa) do próprio paciente contra os tumores. A chave do método usado é uma droga produzida pelo organismo, a interleucina 2 (veja ilustração ao lado).
Steven Rosenberg, do Instituto Nacional do Câncer, em Bethesda (nordeste dos EUA), tratou 149 pacientes com câncer renal disseminado e 134 com melanoma (câncer de pele), também disseminado. Os pacientes receberam doses altas de interleucina 2 entre 1985 e 1992.
Rosenberg ressalta que, dos 19 pacientes que obtiveram regressão completa dos cânceres, 15 continuam curados. Cerca de metade destes já não precisam receber o tratamento. Para os pacientes com regressão parcial dos tumores, a duração do efeito variou entre 8 meses e 22 meses.
Os principais problemas da droga são a baixa taxa de resposta (só 19% do total dos pacientes apresentaram melhoras) e o grau de toxicidade da droga (três pacientes morreram devido aos efeitos colaterais).
Resultados preliminares com a interleucina 2 já eram conhecidos, e seu uso foi aprovado pelas autoridades dos EUA em 1992 para pacientes com câncer renal avançado.

Texto Anterior: Assessor de Clinton atrasou a previdência
Próximo Texto: Super-revólver dá tiro em velocidade recorde
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.