São Paulo, domingo, 27 de março de 1994
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Nova pista seria miniatura da antiga

ZÉ DE BONI
ESPECIAL PARA A FOLHA

Existem meios de recuperar as propriedades que consagraram Interlagos em um traçado curto e dentro das dimensões ideais. Qualquer que seja a alternativa, deve-se buscar um desenho das curvas e retas para obter de um F-1 a média em torno de 200 km/h.
A solução mais interessante é construir uma espécie de miniatura do circuito antigo, mantendo o formato encaixado com a sobreposição das retas. Para melhor visualização, imagine-se a pista antiga como se fosse um elástico que encolheu em alguns pontos, mantendo praticamente todas as inflexões e o seu espírito, a tal ponto que podem ser resgatadas as denominações originais.
O inevitável corte de espaço é aproveitado substituindo-se duas curvas em "U" por dois cotovelos ou esquinas (veja quadro acima), típicas de circuitos de rua, o que significa um ganho para o repertório do autódromo. Para garantir seletividade, há retas de diversos tamanhos e as curvas têm características distintas, que se repetem apenas na forma reversa. Assim, para a Ferradura original, que vai para a esquerda, existe a correspondente curva do Sol, que vai para a direita e tem raio maior. As esquinas também têm sentido alternado, o que se repete ainda nas análogas curvas do Laranja e da Junção.
Também pode-se ganhar maior dinâmica tomando partido do relevo acidentado para criar um efeito de montanha russa no trecho que inclui o Tobogã do Lago até o Barranco do Sargento. Com a retomada das Curvas 1 e 2 mais o Retão, torna-se fundamental a criação de uma chicane antes da reta de chegada, o que permitiria também reformular o acesso aos boxes.
Esse ensaio prevê, ainda, a racionalização do uso do terreno abrindo espaço para a criação de estacionamento das equipes onde é hoje a curva do Sol. Muito mais minucioso deve ser o estudo de áreas de escape, muros, largura da pista e aprimoramento da infra-estrutura e das arquibancadas. Mas, na sua questão essencial que é a corrida, pode-se esperar que um traçado com as variáveis aqui descritas trará de volta a graça e o romantismo de Interlagos.(ZDB)

Texto Anterior: Circuito de Interlagos pede novo desenho
Próximo Texto: Pista perdeu "assinatura"
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.