São Paulo, domingo, 27 de março de 1994
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GP é um cartão postal de São Paulo

EDGARD ALVES
DA REPORTAGEM LOCAL

Duas décadas depois de sua primeira prova oficial, o GP Brasil de Fórmula 1 é uma promoção consolidada no calendário automobilístico internacional. Funciona como uma espécie de cartão postal anual da cidade, levando imagens da capital paulista para todos os cantos do mundo.
O sonho de alguns fanáticos por carros de corrida e a ascensão de Emerson Fittipaldi na F-1, com a conquista do título mundial em 1972 no comando da Lotus, abriram caminho para que o GP se tornasse realidade.
Com o país sob o controle do regime militar, a competição encontrou campo aberto para se abrigar. Lógico que a fase inicial do projeto foi uma empreitada difícil. Mas acabou vencendo. São Paulo vacilou e o Rio encampou a prova durante quase uma década. Em 1990, a capital paulista a recuperou e acaba de consolidar a disputa em Interlagos por mais seis anos.
A Foca (Associação dos Construtores de Fórmula 1, presidida pelo inglês Bernie Ecclestone) só concordou em assegurar o GP em São Paulo após receber a garantia da realização de algumas obras pela prefeitura paulistana. A principal delas, a troca total do asfalto da pista, que é muito ondulada.
O autódromo de Interlagos também deverá ser contemplado com maior número de sanitários e lanchonetes para o público. A Foca foi atendida ainda no seu pedido de isenção do pagamento dos 5% do ISS (imposto sobre serviços) na venda de ingressos para os GPs.
Tudo isso para manter acesa a grande festa anual do automobilismo no Brasil. Um encontro que já teve participantes famosos, como os campeões mundiais Graham Hill, Jackie Stewart, Niki Lauda, James Hunt, Mario Andretti, Jody Scheckter, Alan Jones, Nélson Piquet, Keke Rosberg, Alain Prost e Nigell Mansell.
Uma promoção que semeou em 1975 a única equipe de F-1 genuinamente brasileira, a Copersucar, a qual resistiu pouco tempo e acabou. Enfim, uma corrida que já teve até carro de seis rodas (o Tyrrell) também na década de 70. Enfim, uma fábrica de entusiasmo para jovens pilotos e de alegria para torcedores.(EA)

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