São Paulo, quarta-feira, 30 de março de 1994
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

"Caçada" requenta guerra fria

INÁCIO ARAUJO
DA REDAÇÃO

'Caçada' requenta guerra fria
Filme: Caçada ao Outubro Vermelho
Produção: EUA, 1990, 135 min.
Direção: John McTierney
Canal: Globo, 23h25

A história se passa na época em que ainda existia União Soviética e, sobretudo, o medo dos soviéticos. No mais, eles possuem uma nova e poderosa arma de guerra, o submarino Outubro Vermelho.
Seu comandante, Sean Connery entende de levar o navio para fora dos seus domínios naturais. Desencadeia-se a paranóia geral. Os russos vêem o formidável artefato bélico escapar a seu controle. Os norte-americanos julgam a princípio que o Outubro Vermelho está prestes a bombardeá-los.
O filme, baseado em um best seller de Tom Clancy, ganharia bastante caso tivesse sido realizado num momento em que a guerra fria ainda rolava quente entre os dois países.
Sem ela, o importante era requentar a guerra fria, preservar os mecanismos habituais do suspense e transformá-los em um espetáculo capaz de conseguir a adesão do espectador.
Nesse sentido, a aposta foi ganha. O filme de John McTierney consegue prender a atenção e leva o espectador a passar por cima de sua falta de atualidade.
Pode não ser uma obra-prima (não é), mas oferece duas vantagens para hoje. Primeiro, reabilita a sessão de 22h30 da Globo (normalmente intragável), embora ela comece com cerca de uma hora de atraso, por conta do futebol.
Segundo, é a grande opção de um dia em que a emissora desinveste da sua sessão de clássicos (a última). "Posições Comprometedoras", de Frank Perry, não está à altura da idéia que se faz de um filme clássico, e além disso vai entrar às 2h25 da madrugada, isto é, num horário dedicado estritamente a insones ou insanos.

Texto Anterior: Série inglesa mostra clipes inéditos com os grandes mestres do jazz
Próximo Texto: Evento mostra várias faces da intolerância
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.