São Paulo, quarta-feira, 30 de março de 1994
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Xuxa deve assinar contrato com a Televisa

ARMANDO ANTENORE
ENVIADO ESPECIAL AO RIO

Xuxa está entrando no México. Em 15 dias, a "rainha dos baixinhos" deverá assinar contrato com a Televisa, uma das maiores redes latino-americanas de televisão, que se tornou célebre por fazer e exportar novelas como "Carrossel" e "Rosa Selvagem".
A empresária Marlene Mattos, diretora da Xuxa Produções, falou rapidamente sobre o acordo ontem de madrugada, no Rio, enquanto saía da festa que comemorou o 31º aniversário da apresentadora. "A Televisa nos convidou para produzir um infantil semanal em castelhano, parecido com o programa diário que fizemos na Argentina entre 1991 e 1993."
Marlene não quis dar maiores detalhes sobre as negociações. Disse apenas que a emissora irá vender o programa para aproximadamente 15 compradores, todos de língua espanhola.
Depois do Brasil, o México é o país da América Latina com maior número de telespectadores. Em 1992, conforme a agência de publicidade McCann-Erickson, 98% dos domicílios mexicanos possuíam pelo menos um aparelho de TV. O índice representava 15,8 milhões de residências. No mesmo ano, dos 39,9 milhões de domicílios brasileiros –74%, ou 29,5 milhões– tinham televisor.
A multidão de telespectadores mexicanos, porém, dispõe de apenas seis canais de TV com sinal aberto –quatro estão nas mãos da Televisa. Líder absoluta de audiência, a emissora do magnata Emílio Azcarraga emprega 15.700 funcionários, assina 22 mil horas anuais de programas, gasta entre US$ 5 mil e US$ 20 mil em um capítulo de novela, conta com 80 mil metros quadrados de estúdios e vende produtos para 55 países.
São números respeitáveis, principalmente quando se considera que a Globo possui cerca de 8.500 funcionários e produz 6 mil horas de programação anual em 2.500 metros quadrados de estúdios. A emissora brasileira, que costuma consumir US$ 30 mil por capítulo de novela, tem maior penetração no mercado externo e exporta, hoje, programas para 128 países.
Ontem de madrugada, Marlene Mattos também comentou as recentes notícias de que Xuxa estaria negociando com o SBT. "Convites dos concorrentes sempre existiram. Não temos, entretanto, nenhum motivo para deixar a Globo. Permaneceremos na emissora com um programa dominical, que devemos lançar logo depois da Copa."

Texto Anterior: Angu; Grande angular; Bavaroise; Fraldão; Cenário e figurino; Comboio
Próximo Texto: Festa reuniu 300 pessoas em boate
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.