São Paulo, sexta-feira, 1 de abril de 1994
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

900 casas são invadidas em S. José dos Campos

DA FOLHA VALE

Aproximadamente 2.000 pessoas –integrantes do Movimento dos Sem-Teto– invadiram cerca de 900 das 1.726 casas populares do Conjunto Dom Pedro 2º, na zona sul de São José dos Campos. O conjunto estava abandonado há dois anos e havia sido construído com verbas do governo do Estado em uma área doada pela prefeitura.
As primeiras invasões começaram na noite de quinta-feira, por volta das 22h, com a ocupação de 287 casas do conjunto. Segundo Raimundo Queiroz Sampaio, 35, da comissão de imprensa do movimento, a invasão foi planejada há duas semanas por moradores da zona sul "descontentes com a falta de uma política habitacional no município".
Durante a ocupação na noite de quinta-feira, os invasores entraram em conflito com a Polícia Militar. Eles atiraram pedras contra os policiais, que revidaram e deram disparos para o alto. Segundo a PM, não houve feridos.
Duas novas ocupações ocorreram ontem de manhã e a Polícia Militar novamente foi acionada. "Nós não vamos ter como expulsar mais ninguém. Quem entrou fica", disse o tenente da PM Mauro Roberto dos Santos.
A prefeita de São José, Angela Guadagnin (PT), afirmou que ainda não sabe quais as medidas que pretende adotar para resolver os problemas causados pela invasão. "Essa ocupação foi feita de forma irresponsável. O conjunto Dom Pedro não tem infra-estrutura."

Texto Anterior: Problemas dos planos diretores
Próximo Texto: Polícia suspeita que escola drogava crianças de 4 anos
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.