São Paulo, sexta-feira, 1 de abril de 1994
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Trânsito leve facilita a reversão no túnel

DA REPORTAGEM LOCAL

A operação de reversão do fluxo de trânsito no túnel Presidente Jânio Quadros, sob o rio Pinheiros, ontem à tarde, durou exatos 40 minutos, das 14h10 às 14h50. Não houve problemas. Para isso contribuiu também o fato de que a frota de veículos em circulação fosse a metade de um dia normal.
Foi a primeira vez que a CET aplicou a reversão, duas horas depois da inauguração oficial da obra. O trânsito no túnel tem um sentido em cada parte do dia. De manhã (das 2h às 14h), é no sentido Morumbi-Ibirapuera. À tarde-noite (das 15h à 1h), na direção Ibirapuera-Morumbi.
A interrupção do tráfego procedente do Morumbi aconteceu exatamente às 14h10. Dois minutos depois, o último carro chegava na Juscelino Kubitschek.
Com a confirmação de fechamento através de mensagens pelo rádio, começava então a mudança de cones e barreiras de plástico, demarcando as novas rotas na entrada e saída do túnel.
Motoristas que trafegavam pela av. Juscelino Kubitschek demonstraram desconhecimento dos horários, apesar das informações nas placas próximas ao túnel.
Houve ainda quem tentasse formar filas à espera da abertura do túnel, o que não é permitido. A CET foi obrigada a improvisar um megafone para orientar os motoristas, informando-os de que a abertura estava prevista para as 15h.
Antes da reabertura, foram feitas quatro vistorias por mociclistas e carros da CET no interior do túnel. Somente às 14h50, o tráfego foi liberado, tendo à frente dois carros da CET como batedores. "Temos que prevenir qualquer risco de acidente", disse Luís Carlos Cunha, supervisor da CET.
Segundo ele, a CET deverá manter a reversão por volta das 15h, para não causar confusão. Nos próximos dias, com a operação aperfeiçoada, é possível que ela seja feita em um prazo menor de tempo. (LCD e PF)

Texto Anterior: Biólogos distribuem mudas no parque amanhã
Próximo Texto: 'Túnel é uma catedral'
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.