São Paulo, sexta-feira, 1 de abril de 1994
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Polícia alemã teme manifestações neonazistas em amistoso em Berlim

DAS AGÊNCIAS INTERNACIONAIS

A polícia alemã está muita preocupada com a segurança do amistoso entra Alemanha e Inglaterra, marcado para o próximo dia 20 no estádio olímpico de Berlim. A data coincide com o 95º aniversário de nascimento de Adolf Hitler.
Se não bastasse a data, o estádio escolhido foi sede dos Jogos Olímpicos de 1936, que foram usados como propaganda política pelo então líder do Terceiro Reich, que vivia seu apogeu.
Os temores da polícia alemã se baseiam na ameaça de grupos neonazistas em usar o jogo como palco para manifestações. Segundo o porta-voz da polícia, Rudiger Holecek, não haverá tempo hábil para que investigações preventivas sejam feitas.
A partida estava marcada inicialmente para a cidade de Hamburgo, que recusou o evento. Para Holeck, dado os antecedentes de que dispõe a polícia, "Hamburgo tomou a decisão certa".
Mas não se limitam aos neonazistas as ameaças. Grupos antinazistas já se manifestaram. Na semana passada, um grupo "autônomo", atribuiu para si um atentado contra a Federação Berlinense de Futebol, que promove a polêmica partida.
O presidente da Federação Alemã, Egidius Braun, consultou o governo local. O Senado de Berlim estudou a situação e prometeu a segurança do amistoso.
Mesmo assim, se formou em Hamburgo uma aliança que, sob o nome "Não à partida do dia 20 de abril", reúne cidadãos para uma manifestação em protesto à realização do jogo.

Texto Anterior: Saiba como Fifa rachou
Próximo Texto: Carlão abre a volta dos "italianos" e pede sossego
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.