São Paulo, sexta-feira, 1 de abril de 1994
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Baudrillard compara França e Brasil

DA REDAÇÃO

Leia a seguir trechos da entrevista do filósofo francês Jean Baudrillard à atriz Isabelle Huppert publicada no número especial dos "Cahiers du Cinéma", em que compara a cultura francesa atual com a canadense e a brasileira.
Protecionismo francês
"A França é um país presunçoso em termos culturais. Quando viajamos um pouco pelo mundo, encontramos países mais ricos –e eu não falo de cultura no sentido de produção de obras. O Brasil, o Japão e a América me parecem infinitamente mais interessantes que a França. Não creio que algo de considerável e excepcional se passe aqui a ponto de justificar medidas de proteção. Tenho a sensação de que os acontecimentos, os fenômenos culturais ou transculturais interessantes estão ocorrendo em outros lugares, não aqui."
Multiculturalismo
"Quem pode julgar a qualidade de uma cultura? Uma cultura é como uma língua. As línguas não precisam se defender, não precisam de um protecionismo linguístico. Elas são irredutiveis e hostis umas às outras. A cultura não é mistura, mas confrontação de coisas incomparáveis, um desafio. Estive sucessivamente no Canadá e no Brasil. Toronto é a cidade multicultural por excelência. Lá existem comunidades de todos os países e os canadenses fizeram disso um princípio, uma ideologia. Há conflitos, mas tudo se resolve, pois a atitude geral é a do multiculturalismo politicamente correto."
Brasil
"No Brasil, tudo é diferente. Os brasileiros não falam de multiculturalismo, não sabem do que se trata e nem possuem uma palavra para isso. Eles o vivem. Lá, a mestiçagem é selvagem e violenta, porém bem mais sedutora que a de Toronto, que é sobretudo ideológica. Ela é mais espontânea e original que no norte do continente, onde o multiculturalismo se faz em nome de uma idéia humanista, idéia que não contesto de um ponto de vista político. Mas a cultura é mais do que uma idéia que se realiza."

Texto Anterior: Isabelle Huppert edita revista de cinema
Próximo Texto: "Querida Mamãe" une Eva Wilma e Giardini
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.