São Paulo, sexta-feira, 1 de abril de 1994
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Protesto reúne mais de 1 milhão na Grécia

DAS AGÊNCIAS INTERNACIONAIS

Mais de 1 milhão de pessoas foram ontem às ruas de Salônica, norte da Grécia, protestar contra a ameaça da União Européia de suspender o embargo econômico contra a ex-república iugoslava da Macedônia.
O embargo, imposto há seis semanas contra a Macedônia –a apenas 70 km ao norte da Grécia–, impede o uso do porto de Salônica, por onde passam cerca de 80% dos produtos macedônios.
O governo socialista da Grécia exige que a ex-república iugoslava desista da estrela macedônia em sua bandeira, mude a Constituição e reconheça as atuais fronteiras.
Segundo Atenas, a Macedônia tem intenções de conquistar a Província grega de mesmo nome, onde vivem 2,5 milhões de macedônios gregos.
Cerca de metade da região geográfica da Macedônia fica na Grécia. Outras partes estão espalhadas por Bulgária, Albânia e a própria ex-república iugoslava,
Nesta semana, a União Européia (UE) advertiu a Grécia de que, se o embargo não for levantado, a disputa pode ser levada à Corte Européia, em Luxemburgo.
O protesto –o maior já realizado em Salônica, segundo a polícia– reuniu gregos de todo o país. Escolas, fábricas e repartições públicas estiveram fechadas ontem.

Texto Anterior: Jovens celebram vitória em Paris
Próximo Texto: África do Sul decreta emergência em Natal
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.