São Paulo, domingo, 3 de abril de 1994
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Ubatuba é campeã nas vendas no litoral

PABLO PEREIRA
DA REDAÇÃO

Ubatuba, Riviera de São Lourenço (norte) e Praia Grande (sul) lideram ofertas e vendas de apartamentos novos no litoral de São Paulo. Os dados são de estudo mensal do Datafolha sobre a movimentação do mercado imobiliário na região em fevereiro.
A velocidade de vendas (unidades comercializadas a cada cem oferecidas) do litoral no mês foi 5.8%, com 811 imóveis em oferta e 47 negócios fechados, revelando uma queda em relação a janeiro, mês mais forte no setor.
No primeiro mês do ano, as ofertas na região foram de 832 unidades, 77 vendas e um índice de vendas de 9,3%, o maior desde o início do verão. Em São Paulo, a velocidade de vendas ficou em 5,2 em janeiro e 5,7% em fevereiro.
Segundo imobiliárias da região, há dificuldades de mercado para imóveis de alto padrão e com preços acima de US$ 100 mil.
"As pessoas que compram um imóvel de lazer em geral não têm pressa. É uma situação diferente de quem vai adquirir a casa própria", diz Gerson Luiz Bendilati, 36, diretor da Impar.
Ele afirma que mesmo com o bom desempenho de vendas, a empresa –que opera em São Paulo– sente que os negócios na capital são mais ágeis.
A incorporadora se decidiu pela Riviera de São Lourenço por ter interesse de lançar no litoral, "mas fugir de opções de terrenos em cidades que sofreram desgaste, como o Guarujá, por exemplo".
A construtora Crego, que atua no litoral sul há quase 40 anos, também tem dificuldades para vender no Guarujá. Em um prédio pronto com cinco apartamentos, a Crego só vendeu uma unidade.
Os imóveis têm três quartos, cerca de 110 m2 de área útil e preço de US$ 135 mil. Luís Pedro Dugaich, 40, da área de vendas da Crego, diz que"talvez apartamentos menores, mais baratos, fossem mais fáceis de vender".
Segundo ele, o mercado no litoral está fraco. "Sentimos isso mesmo na Praia Grande, onde concentramos nossos empreendimentos e temos grande experiência", diz.
Dugaich afirma que os negócios com imóveis de lazer são os primeiros a serem afetados na recessão. "A primeira providência é vender o carro da mulher e a casa da praia", diz.
Segundo o Datafolha, o imóvel mais vendido é o de dois quartos. Praia Grande liderou as vendas no litoral sul com 11 apartamentos vendidos, dos 119 ofertados.(PP)

Colaborou TELMA FIGUEIREDO, da Reportagem Local.

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sobre mercado na pág. 10-3.

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