São Paulo, segunda-feira, 4 de abril de 1994
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Baixada Santista registra 22º caso de cólera

CLAUDIA VARELLA
DA AGÊNCIA FOLHA

Baixada Santista registra 22.º caso de cólera
Secretário municipal de Saúde afirma que número de casos caracteriza epidemia; duas pessoas já morreram
Mais dois casos de cólera foram confirmados ontem na Baixada Santista, segundo boletim divulgado pelo Ersa (Escritório Regional de Saúde de Santos). Um dos casos é de Cubatão e o outro, de procedência ainda incerta –Santos ou São Vicente.
Com as últimas confirmações –outros quatro casos haviam sido anunciados no sábado–, o número de doentes com cólera chegou a 22 na Baixada Santista desde 17 de março. Duas pessoas morreram.
"Tecnicamente já podemos falar em epidemia, pois o número de casos de cólera está acima do habitual e atinge toda a região. Eles não estão confinados a um local específico, o que seria considerado surto", afirmou o secretário municipal de Saúde de Santos, Claudio Maierovitch, 32. Santos registrou ontem seis casos suspeitos. Bertioga registrou um.
Em Cubatão, o segundo caso confirmado da doença é de uma mulher de 29 anos, que mora na ilha Caraguatá.
A procedência do outro caso confirmado ontem ainda é duvidosa. Segundo a Vigilância Epidemiológica de São Vicente, o paciente, de 29 anos, foi atendido no hospital São José há uma semana. Ele seria carrinheiro (recolhe material reciclável pelas ruas da cidade com uma carrocinha) e não possui endereço fixo.
Segundo Alfredo Scaff, diretor da Vigilância Epidemiológica, não se sabe se o paciente é de São Vicente ou de Santos.
Até ontem, São Vicente registrava 15 casos confirmados de cólera, Cubatão e Santos, 2 cada, Guarujá e Praia Grande, 1 cada, além do caso de procedência incerta.

Texto Anterior: Paraná 1; 2; 3; 4; 5; Santa Catarina 1; 2; Rio Grande do Sul
Próximo Texto: Cidade influencia modo de enxergar a comida
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.