São Paulo, segunda-feira, 4 de abril de 1994
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Galeria da Consolação expõe graffitis

DANIELA ROCHA
DA REPORTAGEM LOCAL

Quem não viu a comemoração do dia do Graffiti feita em 27 de março pode visitar a galeria da Consolação (na esquina da r. da Consolação com a av. Paulista) e conferir o resultado. Os graffitis feitos por quinze artistas que tomaram os 25 metros de extensão da parede de exposições da galeria ficarão expostos até o dia 19 de abril.
Segundo o grafiteiro Job Leocádio, 26, o público foi muito receptivo à idéia e a comemoração foi bem planejada. "Aos poucos o graffiti vai saindo da marginalidade e passa a levar a arte para as ruas", afirmou.
Apesar disso, Job decidiu fazer a sua grafitagem na galeria durante a madrugada. "Para mim essa é a hora ideal para se fazer graffiti."
A comemoração lembrou o dia da morte do grafiteiro Alex Vallauri, um dos pioneiros do graffiti no Brasil.
O jornalista Claudio Schapochnik, 24, que é um apaixonado por graffitis, passou pela galeria durante a comemoração e até fotografou os artistas em plena produção. "Acho ótimo que comemorações como esta sejam feitas. O graffiti é uma expressão artística urbana, de grandes metrópoles, e São Paulo é um lugar propício para este tipo de manifestação", afirmou.
Schapochnik vem seguindo a evolução do graffiti na cidade de São Paulo e segundo ele, novos temas estão surgindo. "Heróis de desenhos animados e temas como a violência sempre foram retratados por grafiteiros, mas atualmente existe no Brasil uma tendência de fazer críticas políticas nas paredes da cidade", comentou.
Os artistas que pintaram a galeria devem ainda participar de um projeto da Secretaria Municipal de Cultura no qual cada um deles pintará um painel em pontos estratégicos de São Paulo. Os quinze painéis terão como tema a comemoração dos 40 anos do 4º centenário da cidade e o projeto deve começar em maio. (Daniela Rocha)

Texto Anterior: Estudante de arquitetura vê "dinâmica teen" em seu trabalho
Próximo Texto: TAD
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.