São Paulo, quarta-feira, 6 de abril de 1994
Próximo Texto | Índice

Bicheiro mandava dólares para Cali

DA SUCURSAL DO RIO

O procurador-geral de Justiça, Antônio Carlos Biscaia, revelou ontem que foram descobertas "remessas ilegais" de dólares para a cidade de Cali, na Colômbia, feitas por pessoas ligadas ao bicheiro Castor de Andrade.
Segundo Biscaia, a descoberta demonstra que há envolvimento entre a cúpula do jogo do bicho no Rio e uma rede internacional de narcotraficantes.
O procurador disse que os cofres apreendidos semana passada no escritório central de Castor, em Bangu (zona oeste), e abertos anteontem, comprovam a ligação de membros de tribunais superiores de Brasília com o jogo do bicho. Ele não citou novos nomes.
As revelações foram feitas pelo procurador-geral de Justiça a um grupo de parlamentares fluminenses que foi entregar manifesto de apoio às investigações do MP.
Ele disse que os livros-caixa mostram a conivência de juízes com os contraventores. Magistrados que adiaram sentenças de bicheiros e relaxaram flagrantes aparecem na lista.
"São coisas estarrecedoras. Nós não apreendemos uma simples agenda, mas uma contabilidade detalhada." Biscaia elogiou a atitude dos parlamentares e propôs "uma união dos homens de bem para combater os bandidos".
Sobre o secretário de Polícia Civil, Jorge Mário Gomes –que pediu ontem exoneração do cargo– o procurador foi taxativo: "Ele está completamente envolvido".
Biscaia reclamou das pressões e acusações que vem sofrendo pela ação do Ministério Público. Ele queixou-se especificamente da deputada federal Cidinha Campos (PDT-RJ), cujo nome consta na lista de pessoas que receberam dinheiro de bicheiros.
"É um trabalho que nos deixa sujeitos a ataques como o da Cidinha Campos, que ofendeu a minha mãe, de 80 anos, num programa de rádio. Logo a Cidinha, que está comprometida mês a mês."
O deputado estadual Carlos Minc (PT) lembrou que parlamentares receberam ameaças dos deputados estaduais Emir Larangeira e José Guilherme Godinho, por ocasião da chacina de Vigário Geral, em 93. Biscaia confirmou que os nomes dos dois deputados também aparecem na lista.

Próximo Texto: Projeto pró-bicho foi aprovado
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.