São Paulo, quinta-feira, 7 de abril de 1994
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

'Early Works' presta homenagens a ídolos

FERNANDO CANZIAN
DE NOVA YORK

Em "Early Works", Patti Smith presta estranhas homenagens a seus ídolos contemporâneos e do passado. Jim Morrison, William Burroughs, Bob Dylan, James Joyce, Rimbaud e Joana d'Arc são alguns dos contemplados .
Em "Scream of the butterfly" (Grito da Borboleta), a cantora chama Jim Morrison, líder da banda californiana The Doors morto em 1971 aos 27 anos, de "membro rude de uma horda celestial".
A introdução para esses pensamentos reproduz trechos das letras de Morrison em "The American prayer" e diz que em tempos bíblicos o líder do The Doors poderia ter sido Moisés ou Sansão.
O autor de "Almoço Nu"', William Burroughs, é chamado de "mente e remédio, um cavalheiro" em "Psalm 23 revisited", e o poeta Arthur Rimbaud entra em mais uma de suas fantasias sexuais em "Dream of Rimbaud" (Sonho de Rimbaud).
"Estou no andar superior. No quarto, curando minha ferida. Ele entra... Acho-o sexy como o inferno. Como isso aconteceu, ele pergunta casualmente. Levanto o curativo, revelo meu olho sangrando: um sonho de Poe (Edgar Alan Poe). Ele treme", escreve. "Oh Arthur Arthur. Nós estamos na Abissínia, fazendo amor e fumando cigarros. Nós nos beijamos".
Em "Joana d'Arc", faz uma leitura dos pensamentos da heroína francesa na fogueira: "Me sinto como/me sinto como merda/eu preciso de uma bebida...Não quero morrer/me sinto como uma maluca (...) hora de morrer/me sinto tão livre/me sinto trepando (...) preciso de um guarda para deitar-se comigo".
Algumas passagens do livro podem parecer absurdas, assim como as reflexões. Mas a essência do período em que "Early Works" foi escrito traduzia-se em levar a vida no limite das consequências –que, de um modo geral, não eram profundas. E havia audiência e admiração. (Fernando Canzian)

Texto Anterior: Crise começou no final de 93
Próximo Texto: Artista brasileiro lança HQ na França
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.