São Paulo, quinta-feira, 7 de abril de 1994
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Festim diabólico

CARLOS HEITOR CONY

RIO DE JANEIRO – Voltaire não acreditava em Deus, mas acreditava em diabos. Dizia ele que, nas bacanais do inferno, a água benta corria aos cântaros e todos se embebedavam dela, até capotar. Se um diabo sóbrio não é confiável, o que se pode esperar de um diabo bêbado, ainda por cima de água benta?
Penso nisso por que pensei em minha mãe. Nos seus últimos anos, assistimos pela TV um desses bailes da turma gay, ela teve a premonição de que os tempos eram chegados e comentou: "O Diabo está solto!"
Aqui pelo Rio, ao menos, o diagnóstico de minha mãe é correto. Como se não bastassem os problemas que já temos, vem agora a lista do Castor e todo mundo está preocupado.
Não exatamente pela moralidade ofendida, mas pela possibilidade de um desses disquetes do bicheiro conter nomes indesejáveis, com o nosso. Potencialmente, somos 150 milhões na lista do Castor. Haja água benta!
Bem que o Ministério da Aeronáutica poderia requisitar todas as aeronaves do país, teco-tecos, ultraleves, aviões de carreira, até mesmo asas-delta para borrifarem o país, aspergindo os rincões da pátria com água abençoada por Frei Damião ou d. Helder Câmara. Continuar como estamos é arriscado para nossas almas e para nossos bolsos.
A história recente do Brasil é uma sucessão de demônios. Collor foi Satanás, PC foi Belzebu, João Alves o Capeta, agora é a vez de Castor pegar o bastão e ter os seus 15 minutos de demônio.
Nota-se alguma queda na hierarquia, o nível está baixando. Ainda chegaremos ao Beijoqueiro que terá, também ele, os seus 15 minutos de glória, com a vantagem suplementar de ser português.
Comecei a crônica citando Voltaire e terminei no Beijoqueiro. Não é todo dia que me sinto tão inspirado. Em todo o caso, é a minha contribuição à confusão geral, que aliás não precisa de colaboração nenhuma.
Brizola garante que Lula é o Diabo e FHC é Satanás. O dr. Roberto Marinho diz que Brizola é o Demônio. Os três lideram as pesquisas: vença quem vencer, ano que vem teremos finalmente o Príncipe das Trevas no lugar que sempre foi seu.

Texto Anterior: Estelionato intelectual
Próximo Texto: FERNANDO HENRIQUE É...; CENA PEEMEDEBISTA (1); (2); ARRANHANDO A LIRA
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.