São Paulo, sábado, 9 de abril de 1994
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Gatos domésticos podem transmitir vírus

DA REPORTAGEM LOCAL

Gatos domésticos podem servir de meio de transmissão para vírus normalmente passados por camundongos ou ratos, conclui um estudo publicado hoje na revista médica "The Lancet".
"Ainda é necessário mais trabalho para julgar se é preciso tomar precauções com gatos domésticos (que caçam os roedores)", escreveu Norbert Nowotny, da Universidade Veterinária de Viena (Áustria).
Nowotny testou amostras do sangue de 200 gatos para ver se eles tinham sido expostos a vírus comuns em roedores.
Os resultados revelaram que 4% dos gatos continham anticorpos para vários vírus conhecidos como ortopoxvírus, semelhantes aos vírus da varíola e da catapora. Os gatos podem ter se infectado quando caçavam, através de mordidas.
Já foi registrado em 1990 o caso de um alemão que morreu de infecção por um ortopoxvírus.
As amostras também revelaram que 5% dos gatos tinham anticorpos para outros vírus que atacam rins e provocam febre alta e sangramentos –os hantavírus, também transmitidos por roedores.
"Os resultados indicam que gatos domésticos são suscetíveis ao hantavírus e que a infecção não é incomum na população de gatos", diz o cientista austríaco.
Segundo ele, isso poderia explicar por que a síndrome renal com febre hemorrágica causada pelo hantavírus é mais comum em donos de gatos.

Texto Anterior: Ministro tenta acalmar insatisfação da Receita
Próximo Texto: Prótese devolve agilidade à perna
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.