São Paulo, domingo, 10 de abril de 1994
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

TSE pretende utilizar duas urnas

DA AGÊNCIA FOLHA, EM CUIABÁ

O presidente do TSE (Tribunal Superior Eleitoral), ministro Sepúlveda Pertence, disse que vai pedir ao Congresso Nacional que aprove a utilização de duas urnas por seção nas eleições deste ano.
Segundo ele, o teste simulado realizado ontem e anteontem em Cuiabá (MT) indica que, por esse sistema, o número médio de eleitores por seção aumenta em 34,37% (44 eleitores por hora, contra 32 pelo sistema tradicional).
Na simulação, o TSE testou três sistemas de votação: com uma urna e duas mesas, uma urna e uma mesa e duas urnas e duas mesas.
No primeiro, o tempo médio gasto pelo eleitor para votar foi de dois minutos e três segundos; no segundo, quatro minutos e dois segundos e no terceiro, dois minutos e 13 segundos. A utilização de uma urna e duas mesas foi decidida no dia da votação simulada.
O ministro disse que, pelas regras em vigor, a votação e apuração dos cargos majoritários –presidente, governador e senador– levaria de dez a 15 dias, enquanto pela proposta aprovada no simulado o tempo cairia para cinco dias.
Resultado
O Flamengo foi escolhido pelos eleitores que participaram da eleição simulada em Cuiabá (MT) como o melhor time do Brasil.
A equipe carioca teve 716 votos, contra 437 do São Paulo, 364 do Corinthians, 257 do Vasco da Gama e 234 do Palmeiras.
"A fiscalização e a campanha do Atlético Mineiro foram deficientes", brincou Pertence, ao anunciar o resultado. Ele disse ter votado no clube mineiro.
O atacante Bebeto ganhou de longe de Romário. Ele recebeu 1.180 votos contra os 906 dados ao seu colega de seleção brasileira.
Ao escolher o melhor time do Brasil, o eleitor estaria supostamente votando no presidente. Times mato-grossenses foram usados para simular a eleição para o governo do Estado.
A lista dos melhores jogadores, com 20 nomes, foi usada para escolher os senadores.

Texto Anterior: Escândalo à brasileira
Próximo Texto: Álvaro Dias apóia candidatura de FHC
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.