São Paulo, domingo, 10 de abril de 1994
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Artista troca tinta por asfalto

FERNANDA PEIXOTO

A carioca Germana Monte–Mór realiza sua primeira individual em São Paulo, como artista convidada do Centro Cultural Itaú. Após experiências com a gravura em metal, Germana passa a utilizar materiais diversos na construção de séries quase escultóricas, apresentadas em coletivas anteriores. O desenho, nunca abandonado, volta à cena principal. Trabalhos de diferentes épocas foram reunidos para a presente exposição. O conjunto, perfeitamente integrado, parece compor uma única série. Os desenhos são resultantes da combinação do asfalto frio com papéis delicados: de arroz, de seda e manteiga. As formas negras, abertas, incidem gravemente sobre o fundo leve, recoberto pelo asfalto diluído que escorre pela superfície, amarelecendo-a. O encontro da "dureza" do asfalto com a delicadeza do papel produz um resultado inesperado: o fundo, longe de sucumbir, assume importãncia decisiva. Nas palavras do crítico Lorenzo Mammi: "A relação figura/fundo se inverte. Frágil demais para sustentar o desenho, o papel parece sustentado por ele".
Itaú Galeria. Av. Higienópolis, 462, Higienópolis, região central. Tel. 825-1233. Segunda a sexta: 10h/18h. Abertura: quinta, 14 às 19h.

Texto Anterior: Siga os passos do dr. Kimble
Próximo Texto: Atrações que vão além da comida
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.