São Paulo, segunda-feira, 11 de abril de 1994
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Rei da sucata; Ataque em pinça; Das duas, uma; Páreo duro; Bola de cristal; Os dois opostos; Ação de graça; Currículo; Empate técnico

DAS DUAS, UMA

Rei da sucata
Ao ler a pesquisa Datafolha, adversários de Lula ficaram preocupados com um fato: o afunilamento da corrida presidencial tem ajudado o petista. Mesmo quando um candidato sai para apoiar FHC, Lula atrai votos de seu espólio.

Ataque em pinça
A conclusão de PPR e PSDB sobre os dados do Datafolha é que a política de alianças não basta para barrar Lula. Os tucanos querem FHC falando das questões sociais. Os malufistas acham necessário aumentar o fogo sobre o petista.

Duas alternativas são levantadas, entre políticos, para desacelerar o crescimento de Lula: o Plano FHC desembocar logo no queda da inflação e/ou outro candidato, que pode ser Quércia, deslanchar para tomar votos do petista.

Páreo duro
Mesmo com o aumento da bancada paulista para 70 deputados, esta será uma eleição difícil para os que tentam uma vaga na Câmara. Dependendo do partido, as previsões do número mínimo de votos variam de 30 mil a 50 mil.

Bola de cristal
O PMDB-SP prentende manter a bancada entre 14 e 16 deputados federais, com um mínimo necessário de 45 mil votos. Os tucanos prevêem subir de oito para 20 deputados, com 35 mil votos ao menos para garantir a eleição.

Os dois opostos
O PT prevê o menor número de votos para eleger um deputado federal por São Paulo: 30 mil. Pretende eleger 18 federais. O PFL está na ponta oposta. Acha que sem 45 mil ou 50 mil votos um federal da legenda não se elege.

Candidatura posta
Paulino Cícero (PSDB-MG) não está nem aí para as prévias dos tucanos mineiros, que indicaram Eduardo Azeredo como candidato preferido ao governo de Minas. Colocará 50 outdoors por Belo Horizonte e irá à convenção.

Ação de graça
A comemoração do aniversário de Itamar em 28 de junho começa dia 26 em Conceição do Mato Dentro (MG), terra do embaixador José Aparecido. Dois dias depois, em Lisboa, Itamar será homenageado pelo presidente Mário Soares.

Currículo
Araldo Dal Pozzo deixa a Secretaria de Administração para coordenar a campanha de Barros Munhoz (PMDB). Como procurador-geral do Estado, teve papel chave nos processos sobre supostas irregularidades do quercismo.

Empate técnico
O encontro do PT-SP apontou para a necessidade de soluções de consenso na escolha do vice ao governo e do companheiro de Erundina para o Senado. Tanto a "esquerda" como a "direita" do partido venceram votações.

Texto Anterior: Câmara julga os primeiros pedidos de cassação na 4ª
Próximo Texto: Em fase de aquecimento; Xadrez eleitoral; Lugar no ninho; Sonhando alto; Tudo se negocia; Ação de defesa; TIROTEIO
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.