São Paulo, quarta-feira, 13 de abril de 1994
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

'O PTB já está com a gente', diz FHC

TALES FARIA; GABRIELA WOLTHERS
DA SUCURSAL DE BRASÍLIA

O virtual candidato do PSDB à Presidência, senador Fernando Henrique Cardoso (SP), optou ontem por fechar primeiro a entrada do PTB na aliança entre seu partido e o PFL, adiando para maio a decisão sobre o PP.
"O PTB já está com a gente", disse Fernando Henrique ontem à tarde. Em encontro anteontem com o presidente do PP, o ex-governador do Paraná Álvaro Dias, FHC praticamente fechou as portas para um acordo agora com o partido.
FHC disse a Dias que o PSDB não abre mão, em Minas Gerais, de uma coligação comandada pelo atual governador do Estado, Hélio Garcia –adversário do candidato do PP ao governo, Hélio Costa.
"Nesse caso fica muito difícil um apoio formal do PP, em nível nacional, à candidatura FHC", disse Álvaro Dias à Folha.
Mas Fernando Henrique disse que, no Paraná, onde Dias pretende concorrer ao governo do Estado, o PSDB deve abandonar o apoio formal à candidatura de Jaime Lerner, do PDT.
O abandono da candidatura Lerner era a condição estabelecida por Dias para, em seu Estado, fazer campanha para FHC à Presidência.
"Sem acordo em Minas, mas com acordo em outros Estados, é possível que o PP não apóie formalmente o candidato do PSDB para presidente, mas libere a bancada nos Estados para fazê-lo", disse Dias.
A decisão de FHC em favor do PTB de Hélio Garcia em Minas levou o presidente Itamar Franco a recuar nas articulações para do governo para apoiar Hélio Costa.
Itamar desistiu de promover a candidatura a vice, na chapa de Costa, do deputado Raul Belém (PP-MG), seu amigo pessoal. Ontem Belém anunciou que não será candidato a vice-presidente.
"Eu vou concorrer à reeleição a deputado. O presidente só queria promover a união entre os dois Hélios em Minas", disse Belém.
FHC comunicou ontem sua decisão em favor de Hélio Garcia à bancada mineira do PSDB. Os tucanos contam com o apoio do governador a um candidato do partido para concorrer com Hélio Costa. Disputam a vaga o ex-ministro Paulino Cícero e o ex-prefeito de Belo Horizonte Eduardo Azeredo.
À noite, já com o apoio de FHC garantido, Garcia participaria de uma reunião em Brasília da bancada federal do PTB com o presidente do partido, senador José Eduardo Andrade Vieira (PR).
A reunião foi convocada por Vieira para "rever" sua candidatura à Presidência e decidir sobre o apoio formal a FHC. A expectativa, até as 18h, era a de que, já na semana que vem, o PTB comece a se reunir formalmente com PSDB e PFL para discutir o programa conjunto de governo.
A reunião de ontem com a bancada mineira faz parte da estratégia de FHC de se aproximar dos parlamentares tucanos, que pedem maior participação na campanha.

Texto Anterior: PT promove jantar para obter verbas de empresários
Próximo Texto: Candidato tenta controlar rebeldia no PSDB
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.