São Paulo, quarta-feira, 13 de abril de 1994
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Brasil ganha primeira revista em CD-ROM

DA REPORTAGEM LOCAL

Revista: Neo Interativa
Características: publicação de variedades em CD-ROM
Edição: Próxima Mídia Interativa
Páginas: 144
Preço: 37,5 URVs
Compra: através do telefone 011/820-7747, nas lojas da Livraria Siciliano em todo o país, lojas Itautec e bancas centrais de São Paulo e Rio de Janeiro

A primeira revista brasileira em CD-ROM (disco semelhante ao de um CD de áudio, mas com capacidade de armazenar também textos e imagens) começa a ser comercializada esta semana.
Com tiragem inicial de 6.000 exemplares, as reportagens da "Neo Interativa" associam textos, imagens de vídeo, fotos, animações e sons.
Os assuntos do primeiro número incluem artes plásticas, fotografia, cinema, televisão, gastronomia, turismo e tecnologia.
Numa reportagem de gastronomia, o usuário pode acompanhar o preparo de um prato em imagens de vídeo e ouvir explicações do "chef". Pode também acessar o texto com a receita do prato.
A "leitura" da revista é semelhante à de uma publicação impressa. Mas em vez de virar as páginas com as mãos, o leitor avança na leitura através de um mouse.
As opções de leitura são variadas. Ao longo dos textos, ícones sinalizam a existência de imagens ilustrativas do assunto em questão. Com o mouse, o usuário escolhe fotos ou imagens de vídeo que quer ver na tela.
Nos textos, palavras sublinhadas indicam haver mais informações sobre aquele assunto disponíveis para o usuário, que pode decidir se quer ou não consultá-las.
Em uma reportagem sobre Fernando Pessoa, por exemplo, o nome Alberto Caeiro vem sublinhado, indicando a existência de informações complementares sobre o heterôniomo do poeta português.
Segundo Ricardo Anderáos, 32, um dos sócios da Próxima Mídia Interativa, que edita a revista, a Neo Interativa fica entre a TV e o veículo impresso.
Para "ler" a Neo Interativa, o ideal é que o usuário tenha um micro 486 com placa de som, 8 Mega de memória e um drive para CD-ROM double speed.

Texto Anterior: Erguner toca música sufista
Próximo Texto: Deputada defende uso uniforme da língua
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.