São Paulo, quinta-feira, 14 de abril de 1994
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Criador compra os direitos do Garfield

DA REPORTAGEM LOCAL

Jim Davis, o criador do gato Garfield, comprou os direitos de comercialização de sua própria cria da United Media, subsidiária da E. W. Scripps Company.
No Brasil, onde 29 empresas são licenciadas a operar com a figura do personagem, nada muda com essa compra, diz Peter Carrero, 60, presidente da ITC, empresa que representa no Brasil a Paws, Inc., companhia de Jim Davis. A ITC era representante da United Media.
A United Media, empresa internacional de informações e diversões com sede em Nova York, desenvolve e comercializa tiras cômicas, editoriais, publicações etc. Desde que Garfield foi criado, há 16 anos, a empresa detinha os direitos de sua comercialização.
A transação de compra dos direitos de Garfield deve estar concluída até o próximo dia 31, informa a ITC. Não foram reveladas as cifras envolvidas no negócio.
O gato preguiçoso e irônico Garfield é um fenômeno de comunicação, dizem os especialistas na área. Suas tiras cômicas são veiculadas em cerca de 2.400 jornais em todo o mundo, incluindo a Folha.
A figura gorda do gato está presente em centenas de tipos de produtos. No Brasil, os maiores licenciados são a AB Cards (fabricante de cartões), a Look Wear (roupas) e a Tilibra (material escolar).
As empresas pagam de "royalties" 10% das vendas à ITC. Carrero diz que em 93 as vendas com a figura de Galfield somaram US$ 12 milhões no país e US$ 20 em toda a América Latina.
A expectativa para este ano é de faturamento de US$ 14 milhões no Brasil e de US$ 22 na América Latina. Além do Brasil, mais cinco países na AL têm empresas licenciadas para reproduzir Garfield.

Texto Anterior: Coca-Cola fará campanha no valor de US$ 350 mi no verão dos EUA
Próximo Texto: Philip Morris pode cindir suas empresas
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.