São Paulo, quinta-feira, 14 de abril de 1994
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Ronaldo tem média de gols que supera a de Pelé

VALMIR STORTI
ANDRÉ FONTENELLE

VALMIR STORTI; ANDRÉ FONTENELLE
DA REPORTAGEM LOCAL

O jogador Ronaldo, 17, do Cruzeiro de Belo Horizonte (MG), tem uma média de gols superior à do ex-jogador Pelé, nos primeiros 50 jogos como profissional.
Nos 51 jogos que disputou –50 pelo Cruzeiro e um pela seleção brasileira–, fez 49 gols. Uma média de 0,96 gol por partida. A de Pelé era de 0,82 –41 gols em suas primeiras 50 partidas.
Ronaldo esperava ser convocado para jogar pela seleção brasileira, dia 20, na França, contra o combinado Paris Saint-Germain/Bordeaux, mas um telefonema da CBF (Confederação Brasileira de Futebol) acabou com suas esperanças.
No mesmo dia do amistoso, o Cruzeiro estará estreando na segunda fase da Taça Libertadores da América (campeonato sul-americano de clubes) e a CBF alega que não queria desfalcar a equipe.
O jogador, que ainda usa aparelho para correção de desvio dentário, teve uma ascensão rápida no profissionalismo.
Com apenas 44 jogos como profissional, foi convocado para a seleção, na qual estreou no dia 23 de março, contra a Argentina (Brasil 2 a 0, em Recife), jogando apenas os dez minutos finais.
Vem adquirindo experiência internacional. Em 93, foi campeão sul-americano pela seleção juvenil e artilheiro da Supercopa Sul-Americana (que reúne os campeões da Libertadores de todos os tempos), com oito gols.
Para Pelé, que se disse surpreso com a média de Ronaldo, isso vem confirmar o potencial do atacante cruzeirense para a seleção.
Pelé disse que só foi campeão mundial em 58, na Suécia, porque lhe foi dada a oportunidade e espera que o mesmo aconteça agora.
"Esse jogo em Paris é típico para testar jogadores novos. O Parreira poderia tê-lo feito em outras oportunidades", afirmou.
Ronaldo reconhece que alguns fundamentos precisam ser aperfeiçoados, como o posicionamento correto para evitar impedimentos, e que tem treinado muito para isso: "Com o tempo, vou me aperfeiçoando para acertar essas jogadas."

Colaborou Ubiratan Brasil

Texto Anterior: Dallas derrota os Blazers por 1 ponto
Próximo Texto: Jogador entusiasma Parreira
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.