São Paulo, quinta-feira, 14 de abril de 1994
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Irmãs Arquette vêm para vencer ou morrer

CELSO FIORAVANTE
DA REDAÇÃO

Elas não têm a tradição dos Barrymore, o poder dos Coppola ou a beleza dos Baldwin, mas fazem parte de outro clã familiar de Hollywood. São as irmãs Rosanna e Patricia Arquette.
A primeira, Rosanna, é a mais velha e também a que tem mais anos de carreira. Só em vídeos lançados no Brasil são mais de 15. O mais recente deles é "Vencer ou Morrer", com o astro belga Jean-Claude Van Damme.
A história é sempre a mesma, principalmente em se tratando de um roteiro do maniqueísta e esperto Joe Eszterhas ("Invasão de Privacidade", "Instinto Selvagem" e outras bobagens). Aliás, o roteiro é tão capenga que mesmo tentando fugir da polícia, Van Damme encontra uma pá para enterrar o amigo Billy morto dignamente (como se fosse a coisa mais comum do mundo andar com uma pá no porta-malas do carro).
Mesmo inocente (como não poderia deixar de ser), Van Damme é um fugitivo. Durante a fuga, encontra a valente Rosanna Arquette, que tenta defender de especuladores inescrupulosos suas terras e seus dois meigos filhinhos (e eles são meigos sim, mesmo sendo um deles Kieran Culkin, o irmão mais novo Macaulay).
O roteiro é óbvio e todo mundo sabe o que esperar de Van Damme: pouca sutileza e muita pancadaria, além de pequenas doses de humor e sexo. Outro detalhe ridículo é a tentativa de transformar Van Damme em símbolo sexual usando para isso o artifício das calças apertadas demais.
Patricia, a irmã mais nova, tem uma dezena de filmes nas locadoras. O melhor deles é "Unidos pelo Sangue", de Sean Penn (este também com irmão em Hollywood: Chris Penn, de "Cães de Aluguel" e "Short Cuts").
Em "Traída pelo Amor", ela interpreta Deanne Wilson, uma jovem que se apaixonada por um agente do FBI (principalmente por sua boca), torna-se sua informante e amante, engravida e acaba sendo dispensada, das duas funções.
A pobre Deanne dança justamente porque não seguiu os conselhos da irmã Dana. Também, levando a vida que ela leva, quem se convenceria com argumentos como Deus e pecado? A ficar ouvindo uma conversa dessas, é melhor passar na locadora e pegar um vídeo, mas não este.

Vídeo: Vencer ou Morrer
Direção: Robert Harmon
Elenco: Jean-Claude Van Damme e Rosanna Arquette
Distribuição: LK-Tel (tel. 011/ 825-5766)
Vídeo: Traída pelo Amor
Direção: John Power
Elenco: Mare Winningham, Patricia Arquette e Steven Weber
Lançamento: TV Vídeo (tel. 011/ 255-9911)

Texto Anterior: 'Mundo sem Piedade' também é sem graça
Próximo Texto: Cinemateca do Rio homenageia Renoir
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.